Postagem de secretário de Turismo de Maceió sobre simbolo do nazismo gera polêmica no Twitter

17/06/2021 21:22 - Coluna Labafero
Por Coluna Labafero
Image

O secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Maceió, Ricardo Santa Ritta causou polêmica no Twitter, na noite desta quinta-feira (17), após tecer comentários sobre o episódio do jovem expulso de um shopping em Caruaru, em Pernambuco, que usava uma faixa com uma suástica em um dos braços.

“Hoje descobri que usar qualquer elemento com a “suástica” é crime federal no Brasil. Pensava que a liberdade de expressão permitisse”, escreveu Santa Ritta.

A postagem do secretário, que também é empresário e aliados de políticos alagoanos, logo gerou muita repercussão e diversas críticas e comentários.

A deputada estadual Cibele Moura se disse assustada com a declaração do secretário e afirmou que ele “errou feio”.

“Com todo respeito que te tenho, não poderia deixar de dizer o quão assustadora é sua fala, Secretário. Defendo a liberdade como bandeira de vida e essa mesma liberdade é atingida diretamente pelo nazismo. Dessa vez você errou feio”, comentou a deputada.

Vale salientar que o uso de símbolos nazistas é crime no Brasil. O artigo 20, § 1º, da Lei 7.716/89, alterada pela Lei 9.459/97, diz que "fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo", tem pena de reclusão de um a três anos e multa.

Após a repercussão negativa de sua postagem, Ricardo Santa Ritta pediu desculpas, afirmou que realmente não sabia que usar o tal símbolo era crime e disse que o poste foi uma “opinião pessoal dele”. “Nunca me ofendo com opiniões alheias, mas tenho que entender que há quem se incomode com a minha. Perdão! Desculpa”, completou o secretário de Turismo de Maceió.

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..