Marcelo Bastos
Marcelo Bastos

Elionaldo Magalhães- um pernambucano que virou político em Alagoas.

Marcelo Bastos |

A trajetória política de Elionaldo Maurício Magalhães Morais iniciou-se em 1982, quando foi eleito deputado estadual pelo PDS com 12.532 votos, ficando em 13° lugar dentre as vinte e quatro vagas em disputa.

Elionaldo Magalhães, nas eleições de 1986 foi candidato a reeleição pelo PFL obtendo 6.985 votos, porém, não obteve êxito naquele pleito.

Nas eleições de 1990, Elionaldo Magalhães foi eleito pela segunda vez para deputado estadual pelo PTB com 9.140 votos, ficando em 19° lugar dentre as vinte e sete vagas em disputa. Licenciado da Assembleia Legislativa, no início de 1992, ocupou a Secretaria da Indústria, do Comércio e do Turismo de Alagoas, no Governo de Geraldo Bulhões. Pouco depois, foi indicado para chefiar a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

A eleição de 1994 ainda aconteceu no Governo de Geraldo Bulhões. Com uma gestão profundamente desgastada, o governador teve dificuldade em montar uma chapa para disputar o pleito. Inicialmente o candidato ao Governo do "Chapão"(PFL/PSC/PP/PPB) foi o deputado estadual Elionaldo Magalhães (PPB) e o deputado estadual Edval Gaia para vice. No decorrer do processo, o candidato a vice desiste e resolve ser candidato à reeleição. A chapa é registrada sem vice, e em virtude disso o TRE indeferiu a candidatura de Elionaldo Magalhães. O nome escolhido pelo governador, para substituir Elionaldo, foi o ex-prefeito de Maceió Pedro Vieira e o deputado estadual Daniel Houly para vice.

Elionaldo Magalhães, nas eleições de 1998 foi candidato ao senado da República pela coligação (PPB/PSC/PRTB/PSD/PRN/PL). Seis candidatos disputaram as duas vagas para o senado e Elionaldo foi o terceiro colocado com 35.721 votos (2,15%).

Após a eleição de 1998, Elionaldo Magalhães não voltou a concorrer a cargos eletivos. Em setembro de 2017, tornou-se diretor-presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos(CBTU). Depois desse último cargo no serviço público, passou a dedicar-se à iniciativa privada.

SOBRE O AUTOR

Marcelo Bastos é professor, escritor e um grande especialista em eleições no Estado de Alagoas. Em 2017 o analista político Marcelo Bastos publicou seu primeiro livro sobre eleições em Alagoas com o título “Eleições em Alagoas 1978 a 2016”. Nas eleições para Vereador de 2012, no município de Maceió, acertou 100% das suas previsões. Nas eleições de 2014, Marcelo Bastos, para deputado Estadual e Federal, acertou os 9 deputados federais eleitos e das 27 vagas para Assembleia Legislativa, acertou 25 dos Deputados Estaduais eleitos. Nas eleições para Vereador de 2016, em Maceió, das 21 vagas existentes para a Câmara Municipal, acertou 19 dos vereadores eleitos. Nas eleições de 2018, Marcelo Bastos, para deputado Estadual e Federal, acertou 7 dos deputados federais eleitos das 9 vagas existentes e das 27 vagas para Assembleia Legislativa, acertou 25 dos Deputados Estaduais eleitos. Todas essas previsões foram publicadas em alguns portais e jornais da nossa capital.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Todos os direitos reservados