O delegado Leonan Pinheiro se manifestou pelas redes sociais sobre o protesto promovido pelos carroceiros no Centro de Maceió, nesta quarta-feira (09), contra o abaixo assinado que vem sendo defendido por ele sobre o trabalho usando os animais.
Pinheiro é titular da Delegacia de Crimes Contra Animais e vem intensificando a fiscalização de casos de maus de tratos e colocou o assunto sobre o tratamento dado aos animais que movem carroça em discussão.
“Não estamos aqui tentando cercear os direitos dos carroceiros, pelo contrário, buscamos tão somente dar dignidade a esses animais que são constantemente maltratados e torturados”, explicou o delegado.
Segundo ele, o objetivo não é cercear direitos, mas tão somente exigir do Estado políticas públicas capazes de garantir o sustento desses trabalhadores sem comprometer a dignidade dos animais.
"Inclusive, existem projetos de leis, que visam acabar com a tração animal, substituindo o animal por veículos de tração motorizada ou pelo próprio condutor. Estamos aberto ao diálogo, posto que vários Estados estão aderindo a carroças motorizadas, em que o Estado de Alagoas e o município devem auxiliar nessa transição”, escreveu o delegado em suas redes sociais.
O protesto dos carroceiros fechou o cruzamento no Centro da cidade e provocou grande congestionamento, inclusive no bairro do Farol.