Josan Leite sobre ida de Collor ao Patriota: “É uma possibilidade remota”

07/06/2021 12:29 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

O senador Fernando Collor de Mello (PROS) – que há muito tem refeito sua imagem nas redes sociais e chamado atenção por isso – tem tentado ficar cada vez mais próximo do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

Collor tem alinhado posicionamentos, defendido o presidente e até ironizado as esquerdas, como fez ao comentar os recentes protestos contra Bolsonaro por conta da pouca presença de pessoas nas ruas. É válido lembrar que em um passado não muito distante, Collor foi um dos aliados do Partido dos Trabalhadores.

Na sequência, Collor rompeu com o PT e até votou pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Agora, Fernando Collor – por conta da sobrevivência política, já que enfrentará o processo eleitoral de 2022 na tentativa de se reeleger senador – tenta ser o candidatado de Bolsonaro em Alagoas.

Logo, o senador alagoano tem muito mais de camaleônico que de ideológico. Para Collor, o que está em jogo é sobreviver politicamente. Se precisar virar à direita conservadora, não será surpresa para quem entende do GPS collorido.

No xadrez, o senador Fernando Collor de Mello tenta se aproximar das lideranças da direita local, mostrando aliança com o presidente, e busca unir em um mesmo bloco os partidos de Centro, sendo candidato em uma chapa articulada pelo presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal Arthur Lira (Progressistas).

Informações de bastidores, entretanto, afirmam que Lira tem outros planos. Ele pretende articular um grupo sem a presença de Fernando Collor.

A novidade desse xadrez é a possibilidade (ainda conforme bastidores) de Collor ir para o Patriota, caso Bolsonaro feche com o partido. O senador Flávio Bolsonaro (Patriotas) já se encontra na legenda e isso – na leitura de alguns bolsonaristas – seria a abertura do caminho para a vida do presidente da República.

Collor viria para o Patriota? A pergunta já ecoa em Alagoas.

Um dos principais nomes do partido, Josan Leite, diz que a possibilidade é “remota”. Leite disputou a Prefeitura de Maceió, no pleito passado, pelo Patriota. Na briga majoritária, ele foi o palanque que mais defendeu o presidente da República. Segundo os bastidores, para 2022, Josan Leite trabalha para disputar o governo estadual. Se será o candidato oficial do presidente ou não, aí é outra história, pois há a presença de Arthur Lira pelo caminho…

Indaguei Leite sobre as informações de que Collor assumiria o Patriota no Estado, preparando a saída do PROS. “O que eu estou sabendo é que essa possibilidade é remota”, diz de forma enfática. Ao ser questionado sobre os planos para disputar o Executivo estadual, Leite é mais cauteloso: “Eu coloquei o meu nome para qualquer desafio. As nossas lideranças de direita também precisam ser ouvidas para a construção de um projeto”, frisou.

Para Josan Leite essa decisão, portanto, não pode ser tomada de forma individualizada.

Josan Leite acredita – entretanto – que a ida de Bolsonaro para o Patriotas já se encontra praticamente fechada. “A informação que tenho é de que isso já está sacramentado, faltando apenas alguns ajustes internos. O Flávio (Bolsonaro) já se encontra no partido, o que é um sinal da vinda do presidente”, explica.

O Patriota de Alagoas não conta com o nome de Collor, pelo visto. Caso ocorra de – por cima – Fernando Collor de Mello cair de paraquedas na legenda, será uma surpresa para os filiados que possuem pretensões para 2022. Teremos uma total reconfiguração do partido em Alagoas.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..