O senador Renan Calheiros (MDB) abriu a CPI da Covid nesta terça-feira (25), citando Tribunal de Nuremberg, criado após a Segunda Guerra Mundial para julgar generais nazistas. 

Quem o Senado recebe hoje é a secretária de gestão do trabalho do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, conhecida como Capitã Cloroquina.

Renan Calheiros citou Hermann Goering, assessor de Adolf Hitler durante o Terceiro Heich. A citação gerou revolta entre outros senadores presentes na sessão. "Qualquer paralelismo é um absurdo", gritou Fernando Bezerra (MDB-PE). 

O presidente da CPI, Omar Aziz se colocou contra a fala de Renan. O presidente da CPI chamou as declarações de "uma das maiores atrocidades da história". Renan Calheiros, então, negou que estivesse usando a Segunda Guerra Mundial e o nazismo como referência, tratando-se de uma introdução.

Em seguida, Calheiros continuou e disse que, no Brasil, ainda não ocorreu um genocídio, mas alegou ver "uma semelhança assustadora" entre depoentes da CPI e subordinados à Adolf Hitler. 

*com informações do Yahoo