Os dois hospitais públicos de referência em Alagoas estão chegando ao colapso. Segundo o boletim de ocupação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulgado nessa segunda-feira (24), mostra que o Hospital da Mulher está com 99% de taxa de ocupação dos leitos de UTI e o Metropolitano com 98%.

Além dele dois, o Hospital Vida, situado em Maceió, está com 100% de ocupação. Já o Veredas e o HGE estão com 90% de ocupação. Dos nove hospitais com UTI adulto na capital, seis estão em situação crítica. 

No interior não é diferente. Cinco dos dez hospitais atingiram ocupação superior a 90%. O Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca e o Hospital Santa Rita estão lotados.

A continuidade da tendência de alta na ocupação dos leitos de UTI da rede pública indica um cenário perigoso para a pandemia em Alagoas, segundo avaliação do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19 (OAPPEC).

Ainda com um número alto de óbitos e casos, o estado voltou a apresentar um alto número de casos suspeitos, que junto com a elevada proporção de resultados positivos entre os testes realizados pelo Lacen/AL indica uma piora no cenário pandêmico.