Muito tem se falado, em tempos de pandemia, do coronavírus sobre as novas formas de aprender e de ensinar. O aluno vem lutando, muitas vezes, contra a falta de estrutura, mas vem aprendendo que é necessário usar ferramentas para obter o aprendizado. O professor tem aprendido que pode continuar ensinando, utilizando formas que antes eram desconhecidas. Uma realidade desafiadora para todas as esferas educacionais.
Para contribuir com o aprendizado e elevar desempenho do aluno da rede municipal de ensino de Palmeira dos Índios, a Universidade Estadual de Alagoas ( UNEAL), campus Palmeira, iniciou uma avaliação de diagnóstico realizada por professores e estudantes do curso de Matemática da UNEAL (Universidade Estadual de Alagoas), e identificou que no ano de 2020, alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, da rede municipal, tiveram déficit de aprendizagem de alguns conteúdos de Matemática e desenvolveram um projeto para ajudá-los.
O Projeto Continuum Curricular: desenvolvimento de habilidades prioritárias em Matemática é uma parceria da UNEAL com a Secretaria Municipal de Educação de Palmeira dos Índios e chega com o auxilio de “reforço de Matemática”, onde os graduandos do curso de Matemática ficam responsáveis pelo ensino dos conteúdos da disciplina que não foram aprendidos em 2020, enquanto os professores de sala de aula seguem com os conteúdos da matriz curricular deste ano.
Estão envolvidos no projeto quatro professores da UNEAL, 31 graduandos do Curso de Matemática, 22 professores da rede municipal e 542 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, distribuídos em dez escolas da zona rural e urbana de Palmeira dos Índios. As aulas nestas escolas estão sendo realizadas de forma online e a proposta é que os graduandos em Matemática possam auxiliar as docentes com a aplicação de atividades complementares.
Para a coordenadora do projeto, Professora Doutora Natércia Lopes, o projeto diante das dificuldades da pandemia, vem em boa hora. “Diante da pandemia, foi preciso repensar o currículo, reorganizar o planejamento do professor e das escolas numa continuação de 2020, e que a recomendação do MEC é que as Secretarias estabeleçam um planejamento pedagógico que considere a aprendizagem não consolidada no ano passado”, explicou Natércia.
Para que o projeto alcance toda a rede municipal de ensino, a dedicação dos técnicos da Semede, direção de ensino e da Secretária, Renilda Pereira, vem sendo fundamental. “Estamos empenhados para que o projeto Continuum Curricular ganhe seu espaço e contribua com o reforço e aprendizado do aluno. Estamos empenhados na construção de uma educação de qualidade, isso graças também ao apoio do prefeito Júlio Cezar que não mede esforços quando se trata de educação. É um trabalho em conjunto”, finalizou Renilda.