O Sistema de Seleção Unificada, que seleciona estudantes pelas notas do Enem, adota bônus regionais, em várias Universidades. Entretanto, o professor Daniel Camerino disse ao Cada Minuto que pais e alunos estão reivindicando maior incentivo para ingressar na Universidade Federal de Alagoas campus Maceió, que não possui esse bônus. Para Camerino, o Sisu deveria ter direitos iguais para todos os estados.
O professor afirmou que tem recebido várias mensagens de alunos e pais que estão preocupados. “É muito justo como Arapiraca adota e a região Agreste de Pernambuco adotam para incentivo da região, mas o que vem acontecendo é a desigualdade”.
Camerino citou a resolução de Recife para criação do bônus. “Eles alegaram que mais de 45% dos alunos que ingressavam no campus Recife eram alunos de outros estados e eles conseguiram um bônus para os pernambucanos. Ou seja: todas as vagas foram preenchidas pelos pernambucanos na Universidade Federal no curso de medicina”.
Camerino fez um questionamento: “Por qual motivo outros estados podem fazer e o campus Maceió não pode?”
Em Maceió, segundo ele, das 25 vagas, mais de 50% são alunos de fora. "Os nossos alagoanos estão preparados para fazer vestibular em qualquer lugar do Brasil. O que a gente não quer é essa desigualdade. O meu pedido é que a UFAL se manifeste e esclareça porque nosso vizinho pode e a gente não pode. Estou lutando pelos direitos dos meus alunos e também pela sociedade alagoana”, comentou.