O senador Rodrigo Cunha cobrou do ministro da Economia, Paulo Guedes, que reveja a decisão de cancelar o Censo previsto para este ano. Por meio de indicação enviada ao ministro, Rodrigo argumenta que o Censo é imprescindível para que o país conheça a realidade de sua população. E com essas informações o governo defina políticas públicas focadas.

 

Rodrigo aponta que há mais de 100 anos, o IBGE realiza a cada dez anos o Censo Demográfico, pesquisa fundamental para contabilizar o número de habitantes e levantar dados sobre como vivem as famílias brasileiras.

 

Com o impacto da pandemia, é preciso atualizar as informações sore a população para contornar os novos problemas surgidos, avalia o senador.

 

“A perda do censo é muito grave. Esta é a principal pesquisa do país.

É com base nessas informações que sabemos quais são os principais gargalos e necessidades do país. A pandemia causou uma mudança muito grande no perfil socioeconômico do país, e é imprescindível que a gente conheça essa nova realidade para poder agir de forma eficiente”, pontua Rodrigo.

 

Com a eclosão da pandemia de coronavírus, o Censo previsto para 2020 foi adiado para 2021. No fim de abril, no entanto, o Ministério da Economia anunciou nova suspensão, alegando que o Orçamento deste ano não prevê recursos para essa ação.

 

Em indicação enviada ao ministro da Economia, Paulo Guedes, Rodrigo Cunha cobra que sejam tomadas as providências para a realização do Censo ainda este ano.