Uma visita foi realizada por representantes da Prefeitura de Maceió à cidade de Recife, na tarde desta segunda-feira (10), com a finalidade de conhecer as intervenções de prevenção contra deslizamento de encostas feitas nas áreas de morro da capital pernambucana. O grupo foi acompanhado pela Defesa Civil de Recife.
A ida à Recife teve como principal objetivo observar de perto os resultados do uso da geomanta, que consiste em um sistema permeável de estrutura tridimensional ou bidimensional, usada para revestir superfícies e proteger o solo contra adversidades em áreas sujeitas à erosão.
O assessor especial da prefeitura de Maceió, Robert Wagner, explicou o que motivou a visita. "Vimos um vídeo de um líder comunitário de Maceió mostrando aplicação da geomanta aqui e, pesquisando sobre o assunto, percebemos que Recife é uma cidade pioneira na prevenção de deslizamentos de encostas. Essa visita é muito importante, porque ainda não usamos a geomanta em Maceió. Viemos conhecer a experiência do Recife e levaremos essa inovação para lá", conta.
No primeiro local visitado, o grupo viu uma geomanta, que teve a aplicação concluída em janeiro deste ano. Enquanto na segunda parada, a equipe da Defesa Civil do Recife apresentou uma geomanta aplicada há seis anos e que beneficiou aproximadamente 40 famílias da área.
Durante a visita, o grupo de Maceió também demonstrou interesse no programa Parceria, que vem beneficiando muitas famílias de Recife através da contenção definitiva das encostas, sendo uma união entre poder público e moradores. Com a iniciativa, a Prefeitura fornece material e suporte técnico, enquanto os moradores se encarregam da mão de obra.
Um exemplo dessa intervenção em andamento foi apresentado na terceira visita do dia, no Morro da Conceição. No local, a gerente geral de Engenharia da Defesa Civil do Recife, Elaine Hawson, destacou a importância de levar para outros lugares a experiência com esses programas que estão salvando muitas vidas em Recife.
Atualmente, a Prefeitura do Recife tem 350 obras de contenção de encostas concluídas ou em andamento nos morros da cidade.
*Com informações do Diário de Pernambuco