NOTA DOS PROFESSORES DE LAGOA DA CANOA
PREFEITA,
Não queira desqualificar, nem desmerecer nossa manifestação realizada na última quinta-feira, dia 06. Somos educadores, formadores de pessoas e de opinião. Nossa mobilização foi pacífica e acima de tudo, legítima! Contou com a participação de vários professores, esposos, esposas e familiares desses. Não houve em nenhum momento, como a senhora disse, viés político. As camisas, o carro de som e os materiais usados na manifestação foram pagos com dinheiro arrecadado dos próprios participantes.
Estávamos e estamos lutando pelos nossos direitos, direito esse reconhecido pela Lei Federal 14.057 de 2020, aprovada pelo Congresso Nacional, que garante que os gestores paguem 60% do valor integral dos precatórios que é de R$ 20.000.000,00 (vinte milhões de reais), que foram destinados ao município, quantia destinada aos professores que trabalharam no período de 1998 a 2006.
Ainda queremos ressaltar que a participação do ex-vice-prefeito Paulo Aguiarse deu por forma de convite, pois além de marido da professora Denise Porfírio, o mesmo tem uma história de luta junto a categoria, pois desde quando ocupava o cargo de vice-prefeito sempre esteve ao lado dos professores e sempre se posicionou pelo pagamento, inclusive tendo o reconhecimento de todos que fazem a educação municipal como parceiro da Educação.
O acordo que a senhora prefeita se refere, com o SINTEAL, não nos comtempla! Primeiro, por que foi um acordo IMPOSTO e NÃO foi validado pela justiça, uma vez que NÃO FOI HOMOLOGADO; segundo, foi anterior a Lei 14.057 de 2020, que estabelece o pagamento de 60% dos recursos, assim sendo direito sagrado dos professores!
Reiteramos que nosso movimento foi LEGÍTIMO e que só não teve a participação de todos os professores por que muitos que gostariam de participar, não participaram por receio de retaliações, já que ocupam cargos diretivos. Quanto ao SINTEAL, este foi comunicado e convidado, porém achou que não era o momento de participar.
Esses fatores não nos impedem de realizarmos nossa manifestação. A única coisa que desejamos é o CUMPRIMENTO DA LEI e da promessa realizada pela senhora, assumido na campanha de 2016 e reiterado em 2020, que os professores receberiam 60% dos recursos do precatório. “EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PASSA PELA VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES: É LEI, PRECATÓRIOS DO FUNDEF: 60% É DOS PROFESSORES”.
Atenciosamente, Educadores de Lagoa da Canoa.