Atualizada às 11h47
O Ministério da Saúde enviou 15 mil doses do imunizante CoronaVac a Alagoas na noite de ontem (07). A remessa deverá ser utilizada para a aplicação da segunda dose, com o objetivo de completar o esquema vacinal no estado.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou ao CadaMinuto que o lote deve chegar a Alagoas ainda hoje (08), por volta das 17h.
O MS reforça que a população deve tomar a segunda dose da vacina Covid-19 mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado pelo laboratório, para assegurar a proteção adequada contra a doença.
O imunizante foi produzido no Brasil, pelo Instituto Butantan, com matéria-prima importada. O lote, com um total de quase um milhão de doses, foi recebido pelo MS na quarta-feira (05) e repassado aos estados.
Desde quinta-feira (06), a vacinação com a segunda dose da CoronaVac está suspensa em Maceió e mais 16 municípios alagoanos.
Segundo o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), 85 municípios com aprazamento de 28 dias vencidos ou a vencer até o último dia 3 receberam 22.500 doses entre o dia 30 de abril e 4 de maio.
O presidente do Cosems/AL, Rodrigo Buarque, disse que atualmente a carência para que os alagoanos fechem o esquema vacinal com a segunda dose é de 29.220 doses, já que “a necessidade até o começo de abril era de 35.220 doses e na última sexta-feira recebemos 6 mil”.
*Estagiária sob supervisão da editoria