Os Pereira retornam ao primeiro escalão do governo de Renan Filho: Fernando Pereira no Meio Ambiente

04/05/2021 11:05 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

O grupo dos Pereira retornou ao primeiro escalão do governo de Renan Filho (MDB). Fernando Pereira volta à pasta que já ocupou na administração estadual: a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

A trajetória de Fernando Pereira, nessa gestão de Renan Filho, é interessante de observar.

Em 2019, ele ocupava a pasta de Assistência Social, mas foi exonerado como retaliação por conta da disputa – na época – pelo comando da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas.

A saída do governo, entretanto, não demorou muito. Em abril daquele mesmo ano, Fernando Pereira retornava ao primeiro escalão do Executivo na posição de secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Desta vez, Pereira saiu do cargo apenas para ser candidato à Prefeitura de São Miguel dos Campos, mas não obteve êxito na empreitada. Agora, o grupo político – comandado pelo ex-prefeito Joãozinho Pereira – retorna ao Executivo e Fernando Pereira é, mais uma vez, secretário.

Sua nomeação se encontra no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, dia 4.

Outro ponto interessante nessa história é acompanhar a posição da deputada estadual Jó Pereira (MDB), irmã do “novo” secretário. A parlamentar, que integra o grupo dos Pereiras, tem tido uma postura “para lá da independência” dentro da Assembleia Legislativa. 

Jó Pereira – entre os Pereira – tem sido uma voz combativa e incomoda, em muitos momentos, o governador Renan Filho.

Um das bandeiras dela, por exemplo, envolve as cobranças relativas ao Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) em Alagoas. É ela quem tem denunciado o desvio de finalidade dos recursos do Fundo.

Já escrevi isso aqui nesse blog, e volto a frisar: Jó Pereira, em algumas pautas, tem ensinado a oposição como a oposição deveria agir, apontando os problemas do governo estadual de forma embasada e com críticas que trazem dados – por vezes – até irrefutáveis.

Apesar de estar no mesmo partido do governador Renan Filho, ocupando inclusive posição de destaque na legenda, Jó Pereira é uma voz de confronto, como recentemente na derrubada do veto do Fundo de Combate ao Câncer.

Nos bastidores políticos, há – inclusive – quem cogite a possibilidade dela, ainda que pertencente a um grupo tão próximo do governador, alçar voos maiores, incluindo surgir com viabilidade para disputar uma majoritária.

É interessante, agora mais do que nunca, observar as posições de Jó Pereira diante das movimentações do grupo político ao qual ela faz parte... Aposto: não haverá mudança! 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..