Governo federal antecipa pagamento do 13º salário a aposentados e pensionistas do INSS; veja datas

04/05/2021 21:26 - Economia
Por Redação*
Image

Pensionistas e aposentados pelo INSS em Alagoas devem receber a primeira parcela do 13º salário ainda no mês de maio. Nesta terça-feira (4), o governo federal decidiu antecipar o pagamento do abono anual aos segurados e aos dependentes da Previdência Social neste ano. O decreto foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e será publicado na edição desta quarta-feira (5) do Diário Oficial da União (DOU).  

Conforme o decreto, o pagamento ocorrerá em duas parcelas. A primeira, correspondente a 50% do benefício devido em maio de 2021, será paga juntamente com os benefícios desse mês, entre os dias 25 de maio e 8 de junho.

Já a segunda parcela será paga com os benefícios da competência do mês de junho de 2021, entre 24 de junho e 7 de julho. Em geral, o pagamento do abono anual ocorre entre os meses de agosto e novembro.

O Ministério da Economia informou que  medida tem por objetivo incrementar a renda dos beneficiários que fazem jus ao abono, o que deve injetar cerca R$ 52,7 bilhões na economia do país. 

A pasta também informou que a medida não tem impacto orçamentário, já que haverá somente a antecipação do pagamento do benefício, sem acréscimo na despesa prevista para o ano. De acordo com o governo, a grande maioria dos beneficiários da Previdência Social são pessoas idosas, doentes ou inválidas e, portanto, integrantes dos grupos mais vulneráveis ao novo coronavírus.

 

*com Agência Brasil

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..