Foto: Assessoria
Breno Albuquerque

O deputado estadual Breno Albuquerque (PRTB) protocolou uma indicação na qual solicita ao governador Renan Filho que as delegacias da mulher de Alagoas funcionem 24hrs por dia, incluindo fins de semana e feriados. Hoje a realidade é bem diferente, as delegacias só funcionam em dias úteis, das 8h às 18h.

O horário não atende grande parte das vítimas, que geralmente são agredidas nos fins de semana, feriados e durante a madrugada, exatamente quando as unidades estão fechadas.

“O tempo entre a agressão e o atendimento humanizado pode fazer com que as vítimas desistam de denunciar o agressor”, explicou Breno.

Para que isso seja possível, o deputado fez uma outra indicação para que haja um reforço no número de delegadas, agentes e escrivãs, visto que o número de funcionários atualmente é insuficiente para que as delegacias funcionem em tempo integral.

“Até porque a equipe disponível em cada unidade não vai suportar a demanda em relação aos crimes praticados em desfavor das mulheres, o que pode ocasionar a falta de celeridade dos boletins  de ocorrências para que possam ser concedidas as necessárias medidas protetivas, ficando então sem sentido a denúncia” defendeu o deputado.

As indicações já foram a plenário, onde foram aprovadas em primeira discussão. Os trâmites burocráticos continuam na Assembleia Legislativa de Alagoas.

Além de encaminhar ao  governador, o deputado reforçou as indicações com os secretários de Segurança Pública, da Mulher e dos Direitos Humanos e da Prevenção à Violência, além do delegado geral da Polícia Civil.

 

Patrulha Maria da Penha

Vale ressaltar que a Patrulha Maria da Penha foi implantada em Arapiraca no mês de setembro do ano passado após indicação do deputado estadual Breno Albuquerque. Até o momento a Patrulha assiste cerca de 300 mulheres em Arapiraca e região. Em Maceió a Patrulha já completou três anos de atuação.