Assistente social: uma parceira essencial na equipe multidisciplinar

04/05/2021 13:23 - Saúde
Por Assessoria
Image

A linha de frente no combate à covid-19 é bem ampla. Além de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que cuidam da parte clínica, profissionais como os assistentes sociais desempenham o importante papel de ser a ponte entre os pacientes internados e seus familiares. Seguindo a lei federal n° 10.282, que restringe o acesso de acompanhantes nas unidades de saúde, bem como os decretos estadual e municipal, a Santa Casa de Maceió adaptou o atendimento a este público, que passou a ser remoto.

Segundo a coordenadora do Serviço de Assistência Social da instituição, Somaya Lemos, o objetivo era cumprir as diretrizes sem perder a essência da humanização. “O Serviço Social, bem como toda a equipe multidisciplinar, precisou se adequar. Nos certificamos de que essa nova modalidade era viável e iniciamos os atendimentos. Na interação remota, a partir da indicação da família, o contato referenciado passa a receber as informações do estado de saúde do usuário, e cabe a ele repassar esse boletim para os demais membros da família”, explicou.

Para o atendimento remoto, cinco telefones foram disponibilizados; e eles não param. “O boletim é passado todos os dias entre às 16h e 19h, mas já chegamos a receber, ao mesmo tempo, ligações de cinco membros da mesma família fora do horário determinado. Temos que lidar com conflitos familiares e precisamos mediar a relação entre eles para que o direito à informação sobre a condição clínica do paciente seja garantido”, disse a assistente social, Mariana Urtiga Rodas de Melo. Por dia, a média é de 50 atendimentos com ligações que não podem ser gravadas para respeitar o sigilo médico/paciente.

Mariana de Melo, Somaya Lemos, Eliane Cavalcante e Polyana Belo são algumas das profissionais da linha de frente

 

A Santa Casa de Maceió tem 12 assistentes sociais na linha de frente, e é o único hospital da capital que permite ao usuário internado, desde que esteja lúcido e orientado, permanecer com o celular; assim, ele mesmo pode repassar seu boletim aos familiares. Já nas UTIs, devido à condição clínica do paciente, o uso de aparelhos eletrônicos não é permitido. Diariamente, via contato remoto (telefônico), as informações são repassadas aos familiares e, quando a condição clínica é favorável e o paciente consegue interagir, é solicitada à Psicologia a vídeo chamada.
Atualmente, cerca de 40 pacientes com covid-19 recebem tratamento em quatro das UTIs do hospital. Outros 45 pacientes estão sendo tratados nas unidades de internações (enfermaria e apartamento). “A Santa Casa é referência para atendimento aos pacientes de covid-19 tanto na esfera pública (SUS), quanto na particular e de convênios (planos de saúde). Desta forma, o assistente social intervém em relações sociais que vão desde o morador de rua à personalidades do Estado de Alagoas. Portanto, as assistentes sociais articulam de forma igualitária e humanizada em todos os atendimentos aos pacientes internos no hospital, e realizam as mesmas orientações a esses pacientes quanto aos fluxos institucionais e intervêm em diversas esferas sociais apresentadas pelos internos com diagnóstico confirmado ou em investigação da doença”, ressaltou Somaya Lemos.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..