Os moradores da Jatiúca agora poderão acompanhar a revitalização da Praça Carlos Nogueira, localizada no bairro. Na manhã desta sexta-feira (30), o prefeito João Henrique Caldas (JHC) assina a ordem de serviço para iniciar as obras do espaço. A revitalização está prevista para ser entregue à população até o final deste ano.
A área será transformada em um parque público, com equipamentos de lazer, espaço cultural, quadra esportiva, bicicletário, local para food truck, ecoponto, entre outros. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (SEDET) e será executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).
O espaço público contará com uma extensão de terra de aproximadamente 755,00m metros em segmento com a Av. Dona Constança, numa extensão de 162,81m.

A moradora Maria Cristina, de 53 anos, lembra que seus pais se mudaram para lá quando ela tinha apenas três anos. Eles, juntamente com os pais de Yara Costa, de 69 anos, e Rosângela Melo, 62, iniciaram os primeiros cuidados com o espaço que, segundo elas, só tinha areia e se tornou ponto de descarte irregular de lixo.
Preocupados com o grande acúmulo de sujeira, os moradores se uniram para custear as melhorias. Trouxeram máquinas para remover os descartes no local, compraram mudas de diversas plantas e realizaram, com as próprias mãos, a revitalização. De lá pra cá, o local tornou-se ponto de encontro, lazer e de ações culturais desenvolvidas no bairro. E muitos gestores prometeram a revitalização. Para os moradores, a espera pela intervenção do Poder Público tornou-se motivo de ansiedade.
“Desde a minha adolescência, aqui era palco de eventos da igreja, do bairro, shows, festas e até carnaval. Mesmo sem estrutura, o espaço é bem utilizado por nós”, relatou Maria Cristina.
Com o anúncio da assinatura da ordem de serviço, a expectativa só cresceu. “Vários prefeitos vieram aqui, prometeram, prometeram e até hoje nada. Esperamos que, em breve, os nossos netos e bisnetos possam desfrutar de um espaço adequado”, contou Rosângela Melo.

Dona Dilma Omena, uma das moradoras mais antigas da região e que, junto com os demais, sempre se importou com o espaço, explicou que tem um enorme carinho com as plantas que ali cultiva e disse que essa atividade se tornou algo fundamental em meio à pandemia do coronavírus. “O que me entretém é o cuidado com as plantas. Desde que conseguimos fazer com que as pessoas parassem de jogar lixo, a gente continua cuidando desse espaço com muito amor e carinho”, conta.
*com Ascom Seminfra