Desenvolvido pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), o ciclo de concursos vai ofertar mais de 6 mil oportunidades de emprego no serviço público alagoano. Com os editais prestes a serem divulgados, o momento é cada vez mais de preparação. No entanto, para muita gente, a pergunta que já vem circulando pela cabeça ultimamente é: por onde começar?
De acordo com especialistas da área, quem vai entrar agora na jornada de estudos não tem motivos para se desesperar. Nesse período, o mais importante é focar em algumas estratégias que podem fazer com que o candidato estabeleça uma rotina de aprendizagem e esteja cada vez mais próximo da aprovação.
Para a chefe de ensino integrado da Secretaria de Segurança Pública e docente do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar de Alagoas, Joyce Oliveira, existem dois tipos de concurseiros iniciantes: aquele que já sabe a área em que quer atuar, por vocação definida, e aquele que não tem uma área específica, que busca apenas uma aprovação por motivos de estabilidade.
“No primeiro caso, minha dica é: observe os últimos editais que a banca fez na área que é o seu foco e faça um cronograma de estudos baseado nesses últimos editais. Já para o segundo tipo de concurseiro, é importante buscar um preparatório básico para concursos, eles contemplam as disciplinas comuns que caem na maioria dos certames”, explica ela.
Para ambos os casos, a professora, que também atua em cursos preparatórios da área, indica que os candidatos tentem, a cada 15 dias, fazer simulados e testar o desempenho como se estivessem no dia da prova, avaliando, principalmente, o tempo estimado de duração dela.
“Responda questões constantemente, tenha um caderninho de erros e perguntas e volte à teoria sempre que achar necessário. Faça também resumos e mapas mentais. Quando você ler, escreva e explique o que aprendeu, assim, massifica o assunto na mente”, pontua Joyce.
Foco nos estudos e na saúde mental
Também especialista na área de preparação para concursos, Victor Tanaka explica que o primeiro passo para quem está começando a estudar é buscar entender de forma mais aprofundada o processo de um concurso, desde os primeiros trâmites até o final, bem como as suas áreas.
“Tire também uma semana ou duas pra entender como funcionam os estudos para esse tipo de seleção, assista a depoimentos de aprovados, escute professores da área. Depois, execute o planejamento que você fez. Muitos têm dificuldades porque são excessivamente perfeccionistas e querem ter um planejamento perfeito para estudar, mas o planejamento é dinâmico e você vai aprimorando. Execute e, assim, você vai entender seus pontos fracos e como deve ajustá-los”, ressalta Tanaka.
Aprovado em diversos certames na área fiscal, ele reforça que é importante, sobretudo, cuidar da saúde mental: ponto imprescindível para quem quer ter resultados positivos em qualquer processo seletivo.
“Mantenha o foco nos estudos e no controle emocional. O estudo para concurso não é fácil e a gente precisa ter muita saúde mental para lidar com isso. É importante relembrar sempre os motivos que te fizeram começar a estudar e as pessoas que estão te apoiando, é uma forma de trazer mais gás nesse processo”, afirma Victor.
Para quem vai se preparar, o ciclo de concursos do Governo de Alagoas contará com certames em áreas como a da Educação, da Saúde, da Procuradoria Geral do Estado, da Ressocialização, da Fazenda, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, da Polícia Militar e da Civil. A previsão é que os editais dos certames sejam divulgados ainda neste primeiro semestre e que as nomeações ocorram entre o final de 2020 e o início de 2021.