Um dos grandes defensores da criação do Cartão Nacional de Vacinação On-line, o deputado federal Severino Pessoa (Republicanos/AL), comemorou, nesta quinta-feira (29), a aprovação do projeto que tem como intenção substituir o cartão de vacinação em papel pelo acesso a um sistema com os dados do usuário a fim de acelerar o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Após aprovação na Câmara a matéria segue para apreciação do Senado.
O novo Cartão Nacional de Vacinação On-line será vinculado ao CPF dos respectivos titulares, onde o sistema vai avisar ao usuário sobre a atuação das vacinas.
O projeto prevê ainda o acesso à carteira pelo titular preferencialmente por meio de aplicativo em dispositivos móveis ou equivalentes após cadastro no Ministério da Saúde. Os dados de vacinação viabilizarão ainda a emissão do Certificado Internacional de Vacinação, conforme a legislação vigente.
“A carteira de vacinação on-line será uma importante conquista do povo brasileiro. Não tenho dúvidas que o novo sistema vai facilitar e, principalmente, agilizar os atendimentos dos usuários do SUS. Muitas pessoas perdem ou esquecem onde guardaram os cartões de papel e agora, com os dados registrados no sistema, todas as informações ficarão interligadas e disponibilizadas para qualquer unidade de saúde do território brasileiro”, frisou Severino Pessoa.
Outra novidade é que o sistema informatizado deverá avisar automaticamente seu titular da necessidade de comparecer a uma unidade de saúde para atualizações das vacinas.
Na carteira digital deverão constar dados como o nome completo do titular, a filiação, a data de nascimento, o endereço, telefone para contato e CPF, além das informações sobre as vacinas aplicadas com o nome comercial, o lote e a data de validade.
Caberá ao estabelecimento de saúde, público ou privado, onde foi realizada a vacinação registrar as informações no sistema. Nos locais em que não houver acesso ao sistema de informática do SUS, o registro das informações será feito em formulários de papel a serem enviados à unidade de saúde mais próxima dotada de acesso ao sistema.
