No Baixo São Fransico e Litoral Sul, 25% do eleitorado está sem candidato

20/04/2021 09:29 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

Na manhã de hoje, dia 20, publiquei um texto – aqui nesse blog – em que disse claramente que faltam lideranças políticas com representatividade para as eleições majoritárias vindouras de 2022, pois o cenário só mostra mesmo o fisiologismo tentando fabricar algumas candidaturas que possuem redutos eleitorais definidos, o que garante êxito em disputas proporcionais, mas não se identifica com qualquer projeto ou conjunto de valores para que seja ali representado o que se quer para um Executivo.

Consciente ou inconsciente essa avaliação é feita em uma disputa por muitos eleitores, chegando ao ponto de ter aqueles que preferem avaliar qual o “menor mal”, caso rejeite todas as opções. Preferem isso a ter que votarem nulo. 

Evidemente que, a partir do momento em que as candidaturas ao governo e ao Senado Federal estiverem postas e consolidadas, muitos dos que não possuem em quem votar agora acabam por escolher até mesmo entre nomes que rejeitariam, pois aí entra em cena o cálculo do “menor mal” ou até mesmo outros motivos. 

No entanto, a pesquisa de agora – realizada pelo Instituto Falpe – reforça a tese que levanto: lideranças significativas na política alagoana tem se tornado algo raro.

O Instituto Falpe – conforme publicado pela jornalista Vanessa Alencar, em seu blog, aqui no CadaMinuto – fez uma pesquisa estimulada de intenções de votos para 2022 em nove municípios do Baixo São Francisco e Litoral Sul do Estado. 

Foram 1.442 pessoas ouvidas entre os dias 12 e 16 deste mês, na zona urbana e rural. O levantamento tem margem de erro: 3,5% para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%.

Há quem foque no resultado que mostra os líderes da disputa pelo governo estadual, que são o ex-prefeito Rui Palmeira (20%), o senador Rodrig Cunha (12,5%) e Davi Davino Filho (10,5%). Porém, há outro dado relevante: 25% do eleitorado respondeu que não vota em nenhum dos mostrados e 27% crava em não ter opinião. Isso representa 52% do eleitorado sem apontar para qualquer candidato, sem se observar, ao menos de imediato, representado nos políticos postos. 

Alguém poderá dizer, mas é uma pesquisa apenas no Baixo São Francisco e Litoral Sul… 

Bem, o Falpe fez outras pesquisas recentemente, que também foram divulgadas pela Vanessa Alencar. 

Na região Agreste – divulgada em fevereiro desse ano – a soma dos que não apontavam candidato dava 28,75%. Isso é maior do que a intenção de voto do primeiro colocado naquela região: o deputado estadual Antônio Albuquerque, com 20,5%. 

Vejam, Albuquerque é a maior liderança daqueles municípios. É onde ele, tradicionalmente tem mais voto. Logo, é natural que seja líder na pesquisa localizada. Todavia, mesmo assim, o número dos “sem candidato”surpreende. 

Na Grande Maceió, o Falpe mostra que 18% não votaria em nenhum candidato e que 17,75% não opinaram. A soma desses índices também supera o líder, que é Davi Davino Filho (Progressistas), que ainda surfa no recall de ter feito uma boa campanha, do ponto de vista técnico, na disputa pela Prefeitura de Maceió. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..