Uma mulher usuária de drogas em situação de rua de 33 anos foi encaminhada para Rede Acolhe pela equipe de Articulação e Mobilização Social do Programa Ronda no Bairro, no final da tarde de ontem (19), na Praça das Aroeiras - Ministro Freitas, na Ponta Verde.
A equipe do Social foi acionada pelos agentes de proximidade que faziam o patrulhamento de bike na orla. Ao chegar ao local, os assistentes sociais realizaram atendimento a A.M.S. em situação de rua e usuária de múltiplas drogas.
A mulher foi encaminhada à Rede Acolhe para tratamento da dependência química. Após passar pelo atendimento da equipe multidisciplinar da rede de apoio, ela recebeu orientações e foi encaminhada ao PAM Salgadinho e logo após foi medicada.
Ficou acordado o retorno da mulher nesta sexta-feira (23) para a realização do traslado até uma casa de reabilitação. A equipe Social deixou a usuária aos cuidados do PAM Salgadinho.
ACOLHIMENTO - De acordo com a coordenadora de Articulação e Mobilização Social do Ronda no Bairro, Áurea Vasconcelos, um dos principais objetivos do Programa é a atenção à população em situação de vulnerabilidade social.
“Desde o início do programa a gente fez questão de articular com todas as redes, com toda a sociedade, com toda a comunidade e não foi diferente com o público, com as pessoas em situação de rua, inclusive com os representantes do Movimento Nacional de População de Rua, em Alagoa”, relembra.
A psicóloga explica como é realizado o apoio a essa população. “A gente tem todo um trabalho de cunho social, de articular, de mobilizar e encaminhar as redes esse público. Eles sabem que podem contar com o Social, com o Operacional. Quando precisam, eles sempre acionam”.
O Programa Ronda no Bairro tem como um dos eixos de atuação a atenção à população em situação de vulnerabilidade social. A equipe Social é formada por psicólogos e assistentes sociais e tem como foco facilitar o acesso dessas pessoas a serviços públicos.