“Como tomar ivermectina” é um dos termos mais buscados sobre covid no Brasil

18/04/2021 14:50 - Tecnologia
Por Congresso em Foco
Image

"Como tomar ivermectina?" é um dos principais questionamentos que os brasileiros fazem no Google dentro do tema covid-19. Nos últimos sete dias, na junção das palavras "como" e "covid" a busca por instrução sobre como tomar a ivermectina está em segundo lugar no ranking de buscas, de acordo com informações do próprio Google.

Desde o início da pandemia, a plataforma de buscas compila os dados sobre a crise sanitária e traz análises sobre o comportamento dos usuários na web. Apesar de estar em alta atualmente, a procura por um método de utilização da ivermectina como tratamento para a covid-19 no Brasil alcançou seu pico em julho de 2020. Isso significa que a população brasileira, mesmo após um ano do início da pandemia, continua utilizando medicamentos comprovadamente ineficazes no combate do coronavírus.

A ivermectinda é um dos remédios que integram o kit do tratamento precoce, que, apesar de ineficaz e perigoso, segue sendo defendido pelo presidente Jair Bolsonaro como  solução para a pandemia.

No entanto, a população também demonstra interesse em se proteger da doença adequadamente. O termo "máscara" ocupa o primeiro lugar no ranking geral da categoria; lockdown fica em segundo lugar; álcool gel em terceiro e isolamento social na sequência.

Crescimento de casos e UTI

Conforme a situação da pandemia se agrava, o interesse de busca por Unidades de Terapia Intensiva (UTI) aumenta. Em 2021, as buscas pelo termo "UTI" bateram novo recorde. A última vez que os brasileiros buscaram tanto por UTI havia sido em abril de 2020. No fim de março, o Google registrou uma taxa máxima de procura pelo termo (100), enquanto no ano passado o pico foi de 60 -numa escala própria da ferramenta.

Os estados do país que mais registraram buscas por UTI nos últimos sete dias foram, em primeiro lugar, o Distrito Federal, seguido por Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Bahia.

Outros termos em alta nas buscas relacionadas à covid são as pesquisas por vacinas e, mais recentemente, sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito instalada no Senado para investigar ações e omissões do governo federal no combate à pandemia.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..