Pesquisador aponta que danos causados pela exploração de salgema podem levar mais de 10 anos para acabarem

17/04/2021 07:56 - Maceió
Por Rebecca Moura*
Image

O pesquisador e ex-professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e engenheiro civil especialista em geotécnica e geologia, Abel Galindo, disse ao Cada Minuto em entrevista neste sábado (17), que o Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa) não corre o risco de desaparecer devido ao afundamento de solo que atingiu imóveis dos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto.

Ainda durante a entrevista, Galindo comenta que os efeitos causados pela mineração de Salgema na cidade podem levar mais de 10 anos para acabarem.

Por fim, ele explicou que de acordo com seus estudos e pesquisas sobre as áreas afetadas pelas rachaduras no solo, a Avenida Fernandes Lima não será afetada pela instabilidade.

Confira a entrevista na íntegra:

 

Qual avaliação que senhor faz sobre o aumento do risco no cenário da instabilidade do afundamento de solo?

A gente sabe que aquela área, nas minhas contas, é um pouquinho maior do que aquela que foi definida pela Defesa Civil, um pouquinho maior, passa pouca coisa. É bom que se diga o seguinte: a área afetada é uma coisa, a área de risco é outra. A área de risco real continua a mesma, que situa-se entre o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas e o Colégio Bom Conselho, essa parte lá embaixo, vai afundar. É possível que essa área afunde nas próximas décadas, de dois a quatro metros. O quadro dessa mineração desastrosa, horrível, está bem definido ao meu ver, eu tenho acompanhado e tenho recebido e com meus estudos, muitos relatórios de empresas estrangeiras e também de empresas brasileiras, nacionais, e também tenho acompanhado os relatórios da Gestão Nacional de Mineração.

 

Podem existir efeitos colaterais inesperados para quem não está na chamada área de risco da Braskem?

Dentro da área afetada com as fissuras e rachaduras muito provavelmente, fora dessa área e muito próxima a ela, pequenas rachaduras poderão acontecer. Nas minhas contas a ampliação da área pode chegar ali tangenciando a Avenida Fernandes Lima, mas dificilmente irá passar para o outro lado, muito difícil, se passar vai ser de forma fraca. Pode até acontecer do outro lado aparecer algumas fissuras bem pequenas, coisa desprezível. Por isso eu aconselho que ninguém venda suas casas e seus apartamentos por causa de medo, não vai acontecer nada, essas fissuras são pequenas. Porém lá na parte de baixo sim, a situação é grave, o afundamento que poderá acontecer nas próximas décadas de até quatro metros, não é brincadeira não.

 

Cinco escolas do Cepa já foram seladas pela Braskem, o Centro Educacional corre risco de afundar?

Não. Deverá rachar muito e ao longo dos anos a estrutura das edificações ficaram inabitáveis e perigosas. Com relação ao Cepa, que chama mais a atenção de todo mundo, o Cepa já foi isolado pela Braskem, porque tem fissuras e rachaduras que vão aumentar ao longo dos anos, mas ali não vai afundar nada, nem no Cepa, nem no Pinheiro, nem o Bebedouro, nem no Bom Parto. Onde vai afundar é ali na parte de baixo, ali embaixo vai afundar sim.  

 

Em qual momento os efeitos causados pela mineração de Sal-gema na cidade vão acabar?

Nos quatro bairros afetados, os efeitos dessa mineração desastrosa podem levar muitos anos. Possivelmente mais de dez.

 

Qual a sua análise sobre o andamento das áreas de monitoramento pela Braskem dentro do município?

Tenho acompanhado de longe, mas a Defesa Civil tem informações importantes sobre esse monitoramento. A área de risco real está ali na parte de baixo, que eu já disse, entre o IMA e o colégio Bom Conselho, ali é área de risco. Em cima, pinheiro, bom parto, bebedouro, onde tá acontecendo rachaduras, fissuras e etc, são áreas afetadas que com o decorrer do tempo, um ano, dois anos, três anos, algumas edificações podem se tornar perigosas por causa das rachaduras.

 

Quais as possíveis áreas que correm o risco de afundar nos próximos anos?

Os quatro bairros atingidos pela Braskem, que são os bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto. Nessa parte de cima é rachadura, Pinheiro, Cepa, Bebedouro, são rachaduras que ao longo do tempo fica inviável a pessoa morar em uma casa toda rachada. Essa é a situação, a ampliação é essa, pode chegar tangenciando a Fernandes Lima que já tem, inclusive, casas ali bem perto da Fernandes lima, entre a Belo Horizonte e a Fernandes Lima, que apresentam várias residências já fissuradas e poderá aumentar nos próximos seis meses ou um ano, mas a limitação é essa.  A Fernandes Lima não vai ser afetada de jeito nenhum, não vai ser interrompida por causa da Braskem, dentro dos meus estudos e pesquisas apenas umas fissuras ali e outra aqui, não vai acontecer a ponto de isolar prédio e nada disso, na minha visão os afundamentos é só lá embaixo.

 

*Estagiária sob supervisão da editoria

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..