Neste quinta-feira (15), a Defesa Civil recebeu mais de 129 ocorrências provocadas pelas chuvas em Maceió, sendo que 80 delas foram atendidas. De acordo com dados da Defesa, somente nas últimas 24h a cidade recebeu uma quantidade de 80% acima do esperado para este mês de abril .  

Neste mesmo período, a média acumulada de chuvas atingiu um volume de 373 milímetros, quando o esperado para todo o mês de abril era 207 mm. O nível de alerta máximo é mantido até esta sexta-feira (16) para toda a região de Maceió com previsão de chuvas fortes.

Entre os dias 10 a 15 de abril, o acúmulo de chuva em alguns bairros da cidade nos quais estão localizados os pluviômetros, equipamentos que medem o volume de chuva que cai em determinada área, já ultrapassou a média do mês. É o caso dos bairros Santos Dumont, com um acumulado de 446 milímetros, Tabuleiro do Martins (444 mm), Cidade Universitária (438 mm) e Antares (418 mm).

Para se ter uma ideia, se for verificada a quantidade de chuva que atingiu os bairros Santos Dumont, Tabuleiro do Martins e Cidade Universitária, que foi de 177 milímetros, é como se a altura de uma caixa d’água de mil litros, instalada numa residência dessas localidades, atingisse uma altura de 17 centímetros. Ou seja, numa área de um metro quadrado, a chuva atingiu uma altura de 17 centímetros.

A orientação para quem vive em áreas de risco de alagamento, inundação e deslizamento de barreira é sair do local e procurar a ajuda de parentes e amigos. Ao ligar para a Defesa Civil no 199, não é preciso esperar o incidente ocorrer, mas se antecipar ao perceber o risco de inundação ou deslizamento de terra.

*Com informações da Assessoria