O Governo do Estado confirmou, na manhã desta quarta-feira (14), que nos próximos dias estará divulgando o cronograma de vacinação para as pessoas que possuem comorbidades. A expectativa é que a vacinação comece ainda essa semana, mas de acordo com Renan, isso depende da chegada das vacinas em Alagoas. Durante a coletiva de imprensa realizada hoje, o governador citou as pessoas que serão imunizadas.
O grupo será formado por pacientes com doenças crônicas, seguidas de pessoas hemofílicas, transplantados, pessoas com câncer, diabetes, pressão alta, obesidade morbidade, deficiência física, cardiopatas e down.
“A comorbidade precisa ser pretérita. A pessoa já tem que está fazendo tratamento, ter receita médica, entre outros", disse o governador.
Renan também acrescentou que quem vai organizar essa parte de vacina para esses grupos é o Conselho Regional de Medicina junto com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). “Vamos priorizar as pessoas com comorbidades por idade”.
“Vamos divulgar o cronograma, mas esperamos que o Brasil cumpra o cronograma de entrega das vacinas. Ainda estamos tendo o maior número de mortes nas pessoas mais velhas, 60% das mortes concentradas nas pessoas mais velhas. A eficácia só ocorre 15 dias depois da segunda dose, a maior parte dos idosos não tomaram a segunda dose”, cobrou Renan Filho.
Segundo o governador, Alagoas tem a previsão de receber nessa semana mais 120 mil doses de imunizantes, sendo 75% de astrazeneca, o que pode acelerar o início da vacinação para pessoas com comorbidades e também dos profissionais da educação.