Jairzinho Lira pede inclusão dos garis no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19

13/04/2021 20:33 - Blog do Paulo Marcelo
Por redação
Image

O deputado estadual Jairzinho Lira (PRTB) solicitou ao Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), a inclusão de garis e margaridas no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19 em todo Estado. O pedido de providências foi discutido em turno único no plenário da Assembleia Legislativa (ALE) e segue em tramitação. 

Jairzinho destaca que sua indicação (nº 814 de 2021) tem por objetivo incluir no grupo de pessoas prioritárias para receber a vacinação nesta primeira fase, os trabalhadores que exercem a função de limpeza urbana, mas especificamente os garis. Segundo o deputado, são ações desta natureza que mantém como foco a preservação da vida. 

“Informo que diante da pandemia do Coronavirus – Covid-19, declarada pela Organização Mundial da Saúde em março de 2020, os Poderes e órgãos do Estado vem adotando diversas medidas emergenciais para a redução da velocidade de expansão da pandemia e para o enfrentamento das graves consequências dela decorrentes. Nesse sentido, as ações do Estado manteriam como foco preservar a vida, a saúde e a assistência social a milhares de pessoas em todo o seu território”, destacou. 

No documento, o deputado pede que o Governo do Estado priorize a vacinação dos garis, por se tratar de "um grupo totalmente exposto aos riscos da Covid-19”. Jairzinho justifica dizendo que esses trabalhadores prestam um serviço relevante e estão expostos à contaminação tanto quanto os profissionais da saúde. 

"Além de recolherem o lixo domiciliar, que podem sair resíduos contaminados, os garis e margaridas também coletam o lixo produzido nos hospitais, clínicas, laboratórios, postos de saúde, entre outros. Por isso quero pedir ao Chefe do Executivo, por meio da secretária de Saúde, uma atenção especial com essa categoria de profissionais do dia-a-dia, no sentido de incluí-los entre os grupos prioritários”, enfatizou Jairzinho. 

  

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..