A vereadora Gaby Ronalsa (DEM) acompanhou neste domingo, 11, algumas áreas atingidas pelas chuvas em Maceió. Em Fernão Velho, ABC e Rio Novo, a parlamentar ouviu os principais anseios dos moradores das localidades nas moradias atingidas e também buscou identificar o que precisa ser feito emergencialmente, como reparar estradas, encaminhamento de famílias para abrigo, muros de arrimo para evitar deslizamentos e desmoronamentos de casas com risco de vítimas fatais. Ainda na tarde de ontem, a Defesa Civil de Maceió interditou parcialmente a Ladeira de Fernão Velho, principal acesso ao bairro, devido ao risco de desabamento.
Na rede social a vereadora postou vídeos das ruas alagadas, asfalto cedido pela pressão da chuva nas galerias, acompanhou de perto as ações realizadas pela Defesa Civil e Secretarias envolvidas. A parlamentar também salientou que a prefeitura precisará ser dinâmica na execução dos serviços. “Entendo que é preciso trabalhar de forma ágil nos serviços básicos e simples, como manutenção de galerias e bueiros, limpeza, calçamentos, patrolamento de estradas”, frisou ela.
De acordo com a parlamentar, uma família foi encaminhada para abrigo, algumas em atendimento em casa para verificar o perfil no intuito de solicitar aluguel social. Muitas famílias foram encaminhadas para casa de parentes. “Precisamos aguardar os dados oficiais da Defesa Civil. Situação muito delicada diante dos casos de pandemia encaminhar para o abrigo precisa ter a testagem antes. Todos os anos quando se aproxima do período chuvoso a gente sempre vê aquela situação sendo repetida. É preciso prevenir e preparar a cidade para o período chuvoso”, ressaltou Gaby Ronalsa.
A parlamentar agradeceu ao secretário da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (SEMINFRA) Nemer Ibrahim, que prontamente atendeu o apelo e esteve na região verificando a situação, também à equipe da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), o superintendente delegado André, pelo auxílio prestado em Fernão Velho, ao interditar os locais mais afetados, à equipe da Defesa Civil, preocupada e prestativa, com o coordenador Abelardo Pedro, e da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (SUDES) Robert Wagner.
Além dos esforços da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), secretário Carlos Jorge, e a diretora da Proteção Social Básica, Aline Pedrosa. “Estamos todos juntos e empenhados a fim de resolver todos os problemas, queremos o melhor para a nossa cidade e para os maceioenses. Agradeço também ao prefeito JHC pelo corpo de secretariado. Tenho certeza que contaremos ainda com a ajuda dos demais órgãos. Maceió tem pressa e não pode esperar”, concluiu.
Se você mora ou conhece alguém que mora em área de risco, entre em contato com a Defesa Civil de Maceió pelo 199.