Após as fortes chuvas registradas durante o fim de semana em Maceió, 700 toneladas de lixo foram retiradas, neste domingo (11), da Praia da Avenida por equipes da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (12).
Segundo a Sudes, o material coletado é proveniente de descartes irregulares feitos por toda cidade e chega até as praias através do Riacho Salgadinho.
Para o assessor da Sude, Robert Wagner, a população precisa ter mais consciência e procurar descartar o lixo em local adequado.
“No meio dos resíduos encontrados na praia nós vemos muitas garrafas pets, móveis inservíveis, coisas que não deveriam ser jogadas dessa forma. A Prefeitura oferece os Pontos de Entrega Voluntária (PEV) para que o cidadão descarte seu reciclável, oferta a Coleta de Volumosos, onde o cidadão tem seu material inservível recolhido em sua residência. Então, consideramos isso falta de consciência ambiental da população”, concluiu Wagner.

Além da limpeza, a Sudes continua fazendo um trabalho preventivo de poda de árvores e atendendo a chamadas de emergências para os casos de árvores que caem nas ruas e praças.
No final de semana, a Diretoria de Arborização, em parceria com os Bombeiros, recolheu duas árvores – uma no Terminal do Colina e outra no bairro do Jacintinho – que haviam cedido. Outro ponto que recebe atenção é a orla, onde os coqueiros são podados diariamente.
“Seguimos podando os coqueiros diariamente a fim de evitar acidentes com as pessoas que passam no local. Ademais, estamos mapeando os pontos mais críticos da cidade para fazer podas. Com essas ações, nós evitamos que desastres aconteçam, deixando o cidadão mais seguro e facilitando nosso trabalho”, disse Aerson Mendonça, diretor de Operações do órgão
Para solicitar a poda de árvore ou a coleta de volumosos, o cidadão pode entrar em contato com a Central de Monitoramento da Sudes através do 0800 082 2600 ou whatsapp 9802-4834, enviando fotos ou vídeos do local.
*Com Assessoria