Entre a noite de ontem e a manhã deste domingo (11), a Defesa Civil de Maceió já registrou 16 deslizamentos de barreira provocados pelas fortes chuvas, nos bairros de Antares, Bebedouro, Benedito Bentes, Bom Parto, Chã da Jaqueira, Fernão Velho, Jacintinho, Pinheiro e Tabuleiro do Martins.
Segundo divulgado pela assessoria de Comunicação da pasta, Benedito Bentes, Chã da Jaqueira e Tabuleiro do Martins tiveram três ocorrências cada. Outras duas foram registradas em Fernão Velho e os demais bairros tiveram uma ocorrência em cada.
O órgão alerta para que a população fique atenta aos alertas encaminhados por telefone, via mensagem de texto. Para se cadastrar, basta mandar uma mensagem de texto com o número do CEP da sua residência para o telefone 40199.
A Defesa Civil de Maceió recomenda também que moradores das áreas de risco busquem abrigos seguros ou casas de parentes e que acionem o órgão pelo telefone 199.
Avisos de alagamentos e deslizamentos
A capital recebeu dois avisos de chuvas moderadas com risco de alagamento e deslizamento de barreiras devido ao volume acumulado dos últimos quatro dias, intensificado nas últimas 12 horas.
Ainda conforme a assessoria da Defesa Civil, em alguns locais choveu quase 200 milímetros, quantidade semelhante ao esperado para todo o mês de abril, que é 207 milímetros. Nessas últimas 12 horas a média de chuva em Maceió é de 96 milímetros, com máximo volume de chuva de 132 mm no bairro da Chã da Jaqueira e mínimo de 82 mm em Cruz das Almas.
A Defesa Civil de Maceió recomenda também que moradores das áreas de risco busquem abrigos seguros ou casas de parentes e que acionem o órgão pelo telefone 199.Com acúmulo de chuvas significativos, Sala de Alerta da Semarh atualiza status de Aviso para Alerta Meteorológico para o Litoral e Zona da Mata de Alagoas
Em Maceió, nas últimas 24 horas, choveu aproximadamente 60% do que era esperado para todo o mês de abril no Litoral alagoano
Alerta Meteorológico
No começo desta tarde, a Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) atualizou o Aviso Meteorológico, devido ao elevado de movimentação de massas em áreas de encostas. As chuvas podem seguir gerando acúmulos significativos durante todo o domingo e nesta segunda-feira (12), em todo Litoral e Zona da Mata.
Por meio de sua assessoria de Comunicação, a Semarh informou ainda que, até o momento, os principais rios e lagoas do Estado não apresentam risco de transbordamento.
A Sala de Alerta segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações podem ser enviadas a qualquer momento.
*Com Ascom Defesa Civil de Maceió e Semarh