Entre a noite de ontem e a manhã deste domingo (11), a Defesa Civil de Maceió já registrou 16 deslizamentos de barreira provocados pelas fortes chuvas, nos bairros de Antares, Bebedouro, Benedito Bentes, Bom Parto, Chã da Jaqueira, Fernão Velho, Jacintinho, Pinheiro e Tabuleiro do Martins.

Segundo divulgado pela assessoria de Comunicação da pasta, Benedito Bentes, Chã da Jaqueira e Tabuleiro do Martins tiveram três ocorrências cada. Outras duas foram registradas em Fernão Velho e os demais bairros tiveram uma ocorrência em cada.

Até o momento o órgão recebeu 61 chamados para atendimento. Do total, 52 ocorrências foram registradas pelo telefone 199. As demais foram atendidas durante as rondas que estão sendo realizadas pelas equipes operacionais da Defesa Civil.

O órgão alerta para que a população fique atenta aos alertas encaminhados por telefone, via mensagem de texto. Para se cadastrar, basta mandar uma mensagem de texto com o número do CEP da sua residência para o telefone 40199.

A Defesa Civil de Maceió recomenda também que moradores das áreas de risco busquem abrigos seguros ou casas de parentes e que acionem o órgão pelo telefone 199.

Avisos de alagamentos e deslizamentos

A capital recebeu dois avisos de chuvas moderadas com risco de alagamento e deslizamento de barreiras devido ao volume acumulado dos últimos quatro dias, intensificado nas últimas 12 horas.

Ainda conforme a assessoria da Defesa Civil, em alguns locais choveu quase 200 milímetros, quantidade semelhante ao esperado para todo o mês de abril, que é 207 milímetros. Nessas últimas 12 horas a média de chuva em Maceió é de 96 milímetros, com máximo volume de chuva de 132 mm no bairro da Chã da Jaqueira e mínimo de 82 mm em Cruz das Almas.

A Defesa Civil de Maceió recomenda também que moradores das áreas de risco busquem abrigos seguros ou casas de parentes e que acionem o órgão pelo telefone 199.Com acúmulo de chuvas significativos, Sala de Alerta da Semarh atualiza status de Aviso para Alerta Meteorológico para o Litoral e Zona da Mata de Alagoas

Em Maceió, nas últimas 24 horas, choveu aproximadamente 60% do que era esperado para todo o mês de abril no Litoral alagoano

Alerta Meteorológico

No começo desta tarde, a Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) atualizou o Aviso Meteorológico, devido ao elevado de movimentação de massas em áreas de encostas. As chuvas podem seguir gerando acúmulos significativos durante todo o domingo e nesta segunda-feira (12), em todo Litoral e Zona da Mata.

Por meio de sua assessoria de Comunicação, a Semarh informou ainda que, até o momento, os principais rios e lagoas do Estado não apresentam risco de transbordamento. 

A Sala de Alerta segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações podem ser enviadas a qualquer momento.

 

*Com Ascom Defesa Civil de Maceió e Semarh