Caro Francisco Sales, se há “fake news”, ela foi publicada no Diário Oficial pela Prefeitura

09/04/2021 14:22 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

O caso envolvendo uma publicação no Diário Oficial do Município de Maceió e a Braskem, na manhã de hoje, gerou a revolta do secretário de Governo, Francisco Sales, com aqueles que cobraram o óbvio: explicações sobre o que ali estava escrito.

O texto posto no Diário Oficial é extremamente claro: tratava-se de duas autorizações para a exploração da sal-gema, por parte da Braskem, nas regiões afetadas pelo afundamento do solo por conta da mineração.

Ora, é a tragédia ambiental mais grave de Alagoas.

Ela é decorrência – segundo as informações técnicas – da exploração da região pela Braskem. Só na cabeça do secretário Francisco Sales que um texto desses, publicado no Diário Oficial, não teria repercussão. É claro que teria. É óbvio que pessoas se preocupariam com isso e indagariam a Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) e a própria Braskem.

Eu mesmo, enquanto jornalista, fiz isso pela manhã. Inicialmente falei com a assessoria de imprensa da Braskem, que negou qualquer perspectiva de extração de sal-gema no local e que, ao longo o dia, emitiria uma nota. A Sedet divulgou um comunicado que foi publicado aqui no CadaMinuto.

Ora, a Prefeitura de Maceió teve que correr para explicar uma crise provocada por ela mesma, senhor secretário Francisco Sales. Então, não adianta a birra, pois os únicos que podem produzir uma “fake news” no Diário Oficial são aqueles que estão sob o comando do prefeito.

A revolta de Sales, nas redes sociais, dizendo que os que não gostam de Maceió, estão mentindo, torcem contra, é uma bobagem. Na realidade, o ocorrido foi algo natural: havia uma informação GRAVE no Diário Oficial e todo mundo foi atrás de explicação, pois se ACREDITOU no Diário Oficial. Afinal, é um documento público e, até ontem, com credibilidade.

Evidentemente, erros acontecem! Ao que tudo indica, esse foi o caso. É só corrigir, senhor secretário. Em edição extra ou posterior, o Diário Oficial pode tornar sem efeito ou colocar a errata.

Em vez de procurar os “culpados” das críticas feitas ao prefeito com base em algo posto em fonte oficial, Sales deveria deixar um pouco de lado o aspecto raivoso e, de forma mais humilde, reconhecer que o Executivo se equivocou. Se alguém deu armas à oposição, afinal de contas, foi a própria gestão municipal.

Mas não, o secretário Francisco Sales prefere dizer que “ficam mentindo”. Ora, repito: quem mentiu então foi o Diário do Municipal. Quem provocou “pânico na cidade”, senhor secretário, foi – portanto – a própria Prefeitura de Maceió ao não revisar o que publica. O Poder Executivo foi cobrado até mesmo por vereadores de situação.

“Se depender da Prefeitura de Maceió, mas nunca vai explorar sal-gema aqui”, diz Francisco Sales. Bem, senhor secretário, a sua posição tranquiliza a população. Agora, seria interessante o senhor informar isso não aos críticos do prefeito, mais sim aos que fazem o Diário Oficial. Mas faça isso com calma, pois pode ser que o Executivo perceba que o erro foi dele mesmo e, num rompante comum aos que não assumem falhas, procure o primeiro estagiário que possa ser responsabilizado…

Na lógica de Sales, só devemos acreditar no Diário Oficial depois de checar as informações ali presentes com quem as publica. Se assim fosse, não seria o Diário, mas o Instagram de determinadas autoridades…

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..