Foto: Ascom/FMAC

Em reunião online realizada nesta quarta-feira (7), foram discutidas ações de fomento à cultura regional de quatro segmentos artísticos de Maceió. Durante o encontro, foram apresentadas propostas para eventos de cunho artístico e social no período junino e o anúncio de que será elaborado um edital para atender as questões desses grupos culturais.

Míriam Monte, presidenta da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), afirmou que o objetivo do edital é fomentar as ações e atividades artísticas realizadas por esses e outros segmentos culturais de Maceió. 

Já com relação ao planejamento junino, foi proposta a criação de uma arena para apresentações de grupos de Bumba Meu Boi, Quadrilhas Juninas, Coco de Roda, cantores e músicos de forró.

Ainda durante a reunião, os membros das ligas e da associação solicitaram a intermediação da presidenta da FMAC com o Legislativo Municipal para a realização de uma audiência pública na Câmara de Vereadores. A intenção é debater os anseios desses segmentos culturais e o financiamento do Fundo Municipal de Cultura.

Participaram das discussões com a presidenta da FMAC, Mírian Monte, e o diretor de Projetos de Convênios, Igor Luz, os representantes da Liga de Quadrilhas Juninas de Alagoas (Liqal), Liga dos Cocos Alagoanos (Licoal), Liga do Bumba Meu Boi de  Alagoas e Associação dos Forrozeiros de Alagoas (Asforral).

*com Ascom/FMAC