Em reunião com ministro da Ciência e Tecnologia, Rodrigo Cunha defende prioridade absoluta na vacinação

07/04/2021 06:49 - Política
Por Assessoria
Image

O senador Rodrigo Cunha se reuniu na noite desta terça-feira (06) com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes, para tratar do desenvolvimento de vacinas nacionais contra a Covid-19. Na conversa, Rodrigo destacou que o foco do país tem que estar na ampliação de oferta de imunizantes para que o país atinja rapidamente o patamar de vacinação em massa.

O senso de urgência manifestado pelo senador se deve ao agravamento da pandemia. Ele acredita que as vacinas são o passaporte para que vidas sejam salvas e o país possa retomar a normalidade econômica.

“Hoje, a prioridade absoluta do país é a vacinação. A gente não pode perder mais nenhum dia. Sou um parceiro dentro do Senado para que o país possa avançar o mais rápido possível”, apontou Rodrigo.

O ministro Marcos Pontes informou que há uma rede montada com pesquisadores trabalhando exclusivamente no desenvolvimento de vacinas nacionais. Segundo ele, há três vacinas sendo desenvolvidas, sendo que uma já deu entrada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para começar as fases 1 e 2 de testagem.

Pontes explicou que além de sanar o problema de estoque, uma vacina desenvolvida e produzida no Brasil ainda leva em conta as variantes que vêm sendo identificadas nacionalmente, sendo eficazes também contra essas cepas, como a P1, surgida em Manaus.

Os esforços nacionais se somarão aos imunizantes que já estão sendo oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Plano Nacional de Imunização em todo o país. O Brasil conta hoje com as vacinas Coronavac (do laboratório chinês Sinovac) e AstraZeneca (desenvolvido pela universidade de Oxford).

Na qualidade de presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação do Senado (CCT), Rodrigo se colocou à disposição do Ministério para que o país avance na vacinação, e convidou o ministro para se apresentar à comissão.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..