Governo flexibiliza decreto e autoriza abertura de restaurantes e bares até às 16h

05/04/2021 18:55 - Geral
Por Vanessa Alencar e Mara Santos
Image


Depois de reunião com profissionais da Saúde e outras áreas, o governador Renan Filho anunciou, na noite desta segunda-feira (5), a flexibilização do decreto do Plano de Distanciamento Social Controlado que havia sido prorrogado desde o dia 31 de março, mantendo Alagoas na Fase Vermelha. A principal mudança é a autorização do funcionamento de restaurantes, bares e similares - com 50% da capacidade - até às 16 horas, fazendo o reinício gradual das atividades no segmento.

Renan Filho disse que o funcionamento de academias em 30% será mantido, mas será permitido o retorno às atividades de pessoas com mais de 60 anos, desde que tenham tomado as duas doses da vacina há pelo menos 15 dias. 

Até hoje, bares, restaurantes e similares estavam funcionando apenas com delivery e no sistema “pegue e leve” desde o dia 19 de março, quando o Estado voltou à Fase Vermelha, em decorrência do aumento no número de casos, internações e óbitos decorrentes da Covid-19 em Alagoas.

Assim como os restaurantes e bares espalhados no estado, aqueles localizados nas praças de alimentação dos shoppings também poderão funcionar normalmente durante os dias da semana previstos no decreto, até às 16h. Eles continuam apenas com sistema delivery e pague e leve durante os finais de semana.

O governador afirmou que após as modificações do decreto serem publicadas, no Diário Oficial do Estado, ainda nesta segunda-feira, bares e restaurantes já poderão funcionar no horário determinado nesta terça-feira (6) até a sexta-feira (9), suspendendo o funcionamento nos fins de semana.

Manutenção

Pelo decreto, seguem proibidos de abrir o Centro de Maceió de sábado à segunda-feira; e shoppings aos sábados, domingos e terças. Também segue restrita a circulação de pessoas entre 21h e 5h da manhã. 

Academias, igrejas, templos e similares podem abrir respeitando o limite de 30% de ocupação, assim como o transporte intermunicipal de passageiros pode atuar apenas com 30% da capacidade.  

Boletim

De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) de hoje Alagoas registrou 283 novos casos e 22 casos por Covid-19, em um total de 156.522 casos confirmados do novo coronavírus e 3.665 óbitos.

Das 22 mortes registradas no último Boletim, 12 vítimas eram da capital alagoana e 10 do interior do Estado. As vítimas de Maceió eram nove homens, sendo um de 34, um de 59, dois de 63, dois de 68, dois de 71 e um de 82 anos e três mulheres de 45, 59 e 65 anos. 

Dos 1.338 leitos para atender, exclusivamente, pacientes com suspeita e confirmação de infecção pelo novo coronavírus, 768 estavam ocupados até às 16 horas do domingo (4), o que corresponde a 57% do total. Atualmente, 330 pacientes estão em leitos de UTI, 9 ocupando leitos intermediários e 429 em leitos de enfermaria.  

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..