"As galerias de Maceió estão em estado crítico", diz secretário sobre alagamentos durante as chuvas

03/04/2021 08:09 - Especiais
Por Redação
Image

O último final de semana em Maceió foi de muita chuva e com isso alguns pontos da cidade ficaram alagados, com dificuldade para escoar a água. Em entrevista ao CadaMinuto, o secretário de Infraestrutura de Maceió, Nemer Ibrahim, destacou a situação da drenagem na cidade e os projetos que serão desenvolvidos longo prazo, médio prazo e até mesmo a curto prazo.

Segundo ele, a situação a estrutura das galerias, que estão sendo recuperadas na cidades, é muito precária e acaba provoca esse tipo alagamento e transtorno para população. Confira entrevista completa. 

Nesses quase 100 dias de gestão, como o senhor traçaria um perfil da infraestrutura de Maceió?

 Nos últimos 100 dias, a Seminfra passou por um processo de modernização e de grandes desafios. Trabalhamos com muita intensidade nas ruas, valorizando os servidores, criando novas equipes, distribuímos por toda cidade e criamos também uma equipe dedicada somente para trabalhar com os projetos que poderão ser desenvolvidos, a longo prazo, médio prazo e até mesmo a curto prazo. Os últimos 100 dias foram de grandes desafios para o nosso trabalho e tivemos a certeza de que estamos no caminho certo.

Os buracos sempre foram queixas da população. Existe algum programa para sanar com esse problema? 

A Seminfra tem dado uma atenção especial à operação tapa buracos, porém é um desafio que precisa ser trabalhado em conjunto com outras atividades, pois o aumento do fluxo de caminhões pesados nas pequenas vias, que não estavam preparadas para este fim, aumentaram consideravelmente a ocorrência de buracos e por conta disso, as equipes precisaram ser intensificada.

Poderia classificar um problema encontrado nesses primeiros meses de administração? 

Foi a falta de material para o trabalho, porque não encontramos um estoque para trabalhar nos primeiros dias de gestão e principalmente a carência de mão de obra, para trabalho nas atividades de rua.

Esses dias vimos vários pontos de alagamentos na cidade. Tem sido feito algum trabalho nas galerias de escoamento de água das chuvas?

As galerias de Maceió estão em estado crítico. As que já existiam estavam sem manutenção há muitos anos e nós conseguimos fazer a manutenção em maior parte delas. Algumas outras são inexistentes, então nós estamos trabalhando os projetos de drenagem e principalmente, estamos tentando ligar essas galerias à macrodrenagem de Maceió, que é uma obra do Estado, mas que ainda não está concluída. Precisamos pensar qual será o destino dessa água que vem da parte alta da cidade, uma vez que essa macrodrenagem, não está 100% funcional.

Falando sobre essa questão de galerias, como tem sido o trabalho voltado para o período chuvoso?

Desde o mês de janeiro, que estamos trabalhando com foco na prevenção de tragédias, devido à proximidade do período chuvoso. Demos uma atenção especial a limpeza e manutenção das galerias, para melhorar o nosso processo de drenagem em toda cidade, também trabalhamos com muita intensidade nas grotas e nas encostas, tentando terminar as obras que eram possíveis de serem concluídas antes do período chuvoso e trabalhando junto com a Defesa Civil e com a Assistência Social nos locais em que não havia projeto ainda de contenção das encontras. Isso vai melhorar bastante a vida das pessoas e principalmente, reduzir o risco de que pessoas venham a morrer por conta desse período chuvoso, no processo de deslizamento.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..