O deputado federal Marx Beltrão (PSD) assume nesta segunda-feira (29), em um evento on line com a presença de deputados federais, senadores e representantes do setor turístico, a presidência nacional da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (Frentur) do Congresso Nacional. Mais de 200 parlamentares fazem parte da Frentur, Comissão que tem como prioridade aprovar projetos importantes para o setor e discutir as questões vitais para o turismo brasileiro.

Ex-ministro do Turismo, Marx Beltrão destacou “que o desafio da Frentur é enorme, visto a extrema importância do setor do Turismo e a necessidade de apoiar o setor como um todo diante da grave crise causada pela pandemia da Covid-19. Vamos trabalhar muito para que o Congresso Nacional não só apóie como vote e defina as principais medidas legislativas que este setor tanto aguarda e tanto necessita. O momento é muito grave para o setor turístico, que precisa de apoio integral em suas demandas para continuar gerando riquezas e postos de trabalho em todo o país”, frisou Beltrão.

Poucos setores da economia sofreram tanto com a pandemia quanto o do turismo. Aviões no solo, ônibus nas garagens, hotéis fechados, atrações turísticas canceladas, pacotes suspensos foram as marcas de 2020. Na Braztoa, Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, as vendas caíram mais de 50% em relação aos R$ 19 bilhões apurados em 2019. A perda de empregos no setor é estimada em 1 milhão de vagas, incluindo funcionários diretos e indiretos do segmento.

 

Ex-Ministro do Turismo

Como legado de sua gestão no Ministério do Turismo, Marx Beltrão garantiu inúmeros avanços para o setor. Com sua atuação na pasta, o Mtur passou a disponibilizar mais de 5.800 imagens em alta definição de 199 destinos para todo o trade, uma demanda histórica do segmento. Além disso, o BNDES disponibilizou R$ 5 bilhões para atender os municípios em investimentos em obras de infraestrutura turística. O lançamento do novo Plano Nacional no Turismo com metas até 2020 também foi outro legado da gestão de Beltrão na pasta.