Os profissionais da imprensa estão entre as principais vítimas da Covid-19, segundo uma Pesquisa realizada pelo Departamento de Saúde, Previdência e Segurança da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). Em Alagoas, aproximadamente 40 profissionais foram acometidos pelo vírus e três morreram. Além disso, vários profissionais da Tv Gazeta e G1 Alagoas estão afastados do trabalho por suspeita de covid.
Segundo o presidente do Sindicato dos Jornalistas em Alagoas (Sindjornal), Izaías Barbosa, somente essa semana, três profissionais da imprensa foram internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Nos últimos meses tivemos três óbitos”, disse.
Na madrugada desta quinta-feira (25), o jornalista José Alexsandro de Oliveira morreu vítima da Covid-19. Sandro Oliveira trabalhou como diagramador do Jornal Gazeta de Alagoas durante 12 anos. Ele estava internado desde o dia 9 de março, quando sintomas da doença se agravaram. Ele foi internado no Hospital Geral do Estado (HGE), onde permaneceu até a semana passada, quando foi transferido para o Hospital da Mulher.
Gazeta e G1 com profissionais afastados
Informações que chegaram ao Cada Minuto dão conta que vários profissionais da Tv Gazeta e G1 Alagoas foram afastados do trabalho essa semana.
Eles aguardam o resultado do exame da covid-19. Ainda de acordo com as informações, os profissionais não estavam trabalhando home office.
Sobre o caso, o presidente do Sindjornal disse que está acompanhando a situação e reforçou que o ideal é que as empresas adotem o sistema home office.
*Estagiária sob a supervisão da editoria