Decreto que fechou AL pela primeira vez faz um ano; relembre suspensão de atividades

21/03/2021 14:17 - Especiais
Por Daniel Paulino*
Image

Há um ano, o estado de Alagoas vivenciava o primeiro dia de isolamento social, depois que o governador Renan Filho (MDB), ao lado do ex-prefeito Rui Palmeira, em uma coletiva de imprensa, perto da hora do almoço, anunciaram que estavam decretando Estado de Emergência, devido a Covid-19. Com isso, diversos estabelecimentos comerciais e prédios públicos acabaram ficando fechados durante o período de prevenção ao coronavírus. O anúncio, na época, reforçou também, o pedido de isolamento social de toda população, principalmente para os idosos, considerados grupo de risco.

Leia Mais: Governo e Prefeitura declaram estado de emergência e pedem isolamento social em Alagoas

Além das medidas em nível estadual, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira informou que também iria publicar um decreto complementar com algumas medidas para gestão municipal que visava proibir o funcionamento dos permissionários da orla marítima, com fechamento total das barracas. “A orla será liberada apenas para prática de atividade física individual. Está comprovado que os países que conseguiram segurar a doença fizeram um trabalho como esse isolamento social”, disse o prefeito durante a coletiva.

No dia 23 de março, o primeiro caso de transmissão comunitária de coronavírus em Alagoas foi registrado. No total, o Estado tinha naquele momento, 192 casos que atendiam à definição de caso suspeito de coronavírus, conforme era preconizado pelo Ministério da Saúde. Porém, entre os casos suspeitos, 120 encontravam-se em investigação, 80 já estavam descartados por critério laboratorial e outros 8 tinham sido confirmados também por critério laboratorial.

Leia Mais: Alagoas registra o primeiro caso de transmissão comunitária pelo Coronavírus

Devido ao avanço da doença, ainda no dia 23 de março, em uma coletiva de imprensa, por meio de uma transmissão ao vivo, o governador informou à sociedade que o Hospital da Mulher, que havia sido recentemente inaugurado, seria destinado somente casos de pacientes com coronavírus. 

Leia Mais: Hospital da Mulher vai atender só casos de pacientes com coronavírus, anuncia governador

Ainda em março, o período de isolamento e as dificuldades financeiras para empresários e comerciantes fizeram com que o governador fosse pressionado para que o decreto fosse encerrado e o comércio voltasse a funcionar. 

Leia Mais: Empresários alagoanos pressionam governador para encerrar decreto e reabrir comércio

Com o aumento no número de casos, no dia 30 de março, o estado informou que dois hospitais de campanha seriam montados em Maceió para o enfrentamento do novo coronavírus. 

Dados do Startup Inloco, que monitora a localização de celulares de todo o Brasil, mostrou no dia 9 de abril que Alagoas era o segundo estado nordestino com a pior taxa de isolamento social. Na época, apenas 47,48% dos alagoanos estavam respeitando as recomendações das autoridades mundiais e nacionais de saúde e se mantendo em isolamento.

Leia Mais: Alagoas é o segundo estado do Nordeste com pior índice de isolamento social

No dia 20 de abril, o CadaMinuto teve acesso com exclusividade, ao texto do novo decreto, que valeria até o dia 05 de maio, e estabeleceu que as novas regras endureceriam o funcionamento de bancos e dos grandes supermercados, onde foram registradas aglomerações de pessoas durante o período de isolamento.

Leia Mais: Governador libera bancas, lojas de carros e limpeza e "aperta" bancos e supermercados

Em abril, dois bairros considerados áreas nobres de Maceió registraram o maior número de casos confirmados do novo coronavírus no município. Segundo a gerente médica do Hospital Helvio Auto, Luciana Pacheco, é na Jatiúca e Ponta Verde que estavam a maioria dos 213 casos de Covid-19 registrados pela Secretária do Estado de Saúde (Sesau).

Leia Mais: Jatiúca e Ponta Verde são os bairros com maior número de infectados por Covid-19 em Maceió

Ao longo dos meses, novos decretos foram publicados e aos poucos, depois da primeira onda de contaminação, as atividades foram voltando ao novo “normal”.  Na última semana, o governador Renan Filho anunciou que todo o estado de Alagoas está na Fase Vermelha de Distanciamento Social Controlado e traz diversas recomendações e restrições. Confira quais são as restrições e como funciona o novo decreto.  

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..