O novo decreto anunciado pelo governador Renan Filho (MDB), que coloca todo o estado na chamada Fase Vermelha de isolamento social, com toque de recolher em todos os 102 municípios alagoanos, a partir das 21 horas, entrou em vigor na noite desta sexta-feira (19).
De acordo com as informações repassadas, algumas pessoas foram flagradas nas ruas da capital após o horário de início do toque de recolher. Também foram vistos maceioenses em pontos de ônibus, esperando pelo transporte público.
Na orla marítima de Maceió, o secretário da Secretaria de Estado da Segurança Público (SSP), Alfredo Gaspar, orientou a população que foi flagrada nas ruas logo após passar do horário definido pelo decreto estadual, mas não houve o característico congestionamento de carros e pedestres nas noites.
O toque de recolher estabelecido pelo decreto nº 73.65073.650 proíbe a circulação de pessoas nas ruas e lougadoros públicos das 21h às 5h, todos dias da semana, inclusive finais de semana. Com isso, apenas quem estiver executando ou fazendo o uso de serviços essenciais poderá circular normalmente.
De acordo com o governador, entregadores de delivery, guardas municipais, policiais ou pessoas que estiverem em serviço poderão circular em Alagoas.
Além deles, quem precisar ir para farmácia, supermercado ou hospital, está liberado para sair às 21h. Entretanto, o governador alertou para as pessoas que não estiverem dentro desses critérios.
“Quem descumprir a restrição do horário de circulação será encaminhado a sua residência pela polícia”, alertou Renan Filho