Renan Filho renova decreto e coloca todo o estado na Fase Vermelha

16/03/2021 17:56 - Geral
Por Alícia Flores* e Gabriela Flores
Image

Em coletiva realizada na tarde desta terça-feira (16), o governador Renan Filho anunciou que todo o estado de Alagoas está na Fase Vermelha de Distanciamento Social Controlado.

Segundo ele, hoje na capital a ocupação de leitos é de 91% e disse que irá fazer um esforço para aumentar o número de leitos em todo o estado.

A Fase Vermelha para as regiões que estavam na Fase Laranja começa às 0h da sexta-feira, 19. Essa medida é para que todas as pessoas se programem, afirmou Renan Filho, nenhum cidadão vai poder circular depois das 21h se não estiver a destino de necessidade especial.

Será vedado o acesso a praias, rios e lagoas aos finais de semana, como maneira de evitar aglomeração, disse o governador. Calçadões e praias poderão ser utilizados durante a semana também. 

O transporte intermunicipal será vedado integralmente por 14 dias.

As lojas, de maneira geral, seguem com autorização para funcionar com horários alterados, para evitar lotação nos transportes coletivos.

Na área central de todas as cidades, o comércio funcionará das 9h às 17h, sem abrir aos sábados, domingos e segundas-feiras. O horário dos shoppings será das 11h às 20h, e será vedado o funcionamento aos sábados, domingos e às terças-feiras.

As lojas de rua e galerias, que não se localizam nos Centros das cidades, funcionarão das 10h às 18h, sendo as atividades vedadas aos sábados, domingos e segundas-feiras.

Depois de um amplo entendimento, o governador disse, o funcionamento das academias será permitido com 30% do público e as atividades serão vedadas a pessoas com mais de 60 anos e pessoas com comorbidades.

Igrejas seguem funcionando com 30% da capacidade máxima e salões de beleza com capacidade reduzida e mediante agendamento.

Aulas e cursinhos não terão as atividades paralisadas avaliou o governador destacando que depois destes 14 dias, outras medidas poderão ser tomadas.

Feiras livres estão sendo acompanhadas em cada município e cada gestor irá tomar as medidas cabíveis.

Depois das 21h, as pessoas que estiverem es serviços essenciais e os trabalhadores de maneira geral podem circular como entregadores de delivery, guardas municipais, policiais e todos os que estiverem em serviço.

Quem descumprir a restrição do horário de circulação será encaminhado a sua residência pela polícia, alertou Renan Filho.

“Essas medidas são uma maneira de fazer com que o vírus de propague numa velocidade maior do que o estado tem para se equipar para fazer o necessário para salvar vidas”, pontuou Renan Filho.

O secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques, apresentou os dados da matriz do plano de Distanciamento Social Controlado, que baliza a tomada de decisões do governo. Segundo ele, a evolução de óbitos por semana epidemiológica agora está em crescimento contínuo e fechou a semana passada com 131 óbitos em Alagoas.

Em Maceió, nos 13 primeiros dias de março, houve 136 mortes e no interior 159, representando mais óbitos que os registrados em todo o mês de fevereiro.

 

Casos confirmados e óbitos

Alagoas registrou 1.154 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) desta terça-feira (16). O estado tem um total de 142.544 casos confirmados do novo coronavírus e 14.260 em investigação laboratorial.

Ainda de acordo com a Sesau, foram registradas mais 18 mortes totalizando 3.234 óbitos por Covid-19.

*Estagiária sob supervisão da editoria

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..