Avanço da pandemia faz crescer venda de motos no Brasil

15/03/2021 13:23 - Notícias
Por Assessoria
Image

As limitações impostas pelo avanço da pandemia de Covid-19 fizeram crescer a busca por motocicletas no Brasil. É o que aponta a Abraciclo - Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, que registrou o emplacamento de 57.384 unidades, somente em fevereiro de 2021. De acordo com a associação dos fabricantes, a categoria de moto mais emplacada no período foi a Street, com 27.598 unidades. Em segundo lugar, ficou a Trail (11.248 unidades), seguida pela Motoneta (7.544 unidades).

Na avaliação do presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, a procura por motocicletas segue em alta, mas a crise sanitária impediu que as fábricas mantivessem a curva crescente de produção, registrada nos últimos meses de 2020. “Acreditamos que, com a produção plena no mês de março, conseguiremos recuperar parte dos volumes e, com isso, ter condições de reduzir a fila de espera por motocicletas”, comenta Fermanian.

O desemprego gerado pela pandemia é um dos fatores que explicam o aumento na intenção de compra de motocicletas no país. O exemplo disso é a grande evolução do delivery neste período de isolamento social. Desde o início de março, aplicativos como o iFood, registraram aumento de mais de 30% no número de motoboys, chegando a 170 mil entregadores inscritos na plataforma.

“A demanda segue aquecida, fomentada pela consolidação da motocicleta como meio de transporte individual pessoal e de trabalho, dado o incremento das vendas do e-commerce, além da boa oferta de crédito pelas instituições financeiras, que estão aprovando 45% das propostas apresentadas”, afirma Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave - Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.

O empresário Cleydson Villar Filho (centro da foto), referência nacional na comercialização de motocicletas da fábrica japonesa Suzuki Motos, no estado de Alagoas, destaca que os modelos de menor cilindrada vêm recebendo mais atenção dos consumidores, pelo fato de oferecer melhor custo-benefício. “Pesquisas indicam que muitos estão em busca de um meio alternativo de locomoção pelas cidades, em detrimento ao transporte público, que oferece altos índices de contágio do novo coronavírus”, explica Villar.

Atualmente, a frota nacional de motocicletas está acima de 29 milhões de unidades. O Polo Industrial de Manaus (PIM) é responsável por quase toda a produção do país, chegando a gerar cerca de 13,9 mil empregos diretos.

Informações

Wind Motos: 8230253355 / 82988368927 / 82998270073

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..