Marcelo Bastos
Marcelo Bastos

A trajetória política de Aloysio Nonô.

Marcelo Bastos |

A trajetória política de Aloysio Ubaldo da Silva Nonô iniciou-se em 1958, quando foi eleito pela coligação(PSD/PTB/PRP) deputado federal com 5.919 votos, ficando em 7° lugar dentre as nove vagas em disputa. Nessa legislatura foi vice-presidente da comissão especial do polígono das secas e membro da comissão de orçamento.
Aloysio Nonô, nas eleições de 1962 foi reeleito deputado federal pela UDN com 12.991 votos, ficando em 3° lugar dentre as nove vagas em disputa. Nessa legislatura teve uma atuação destacada em defesa das reivindicações sindicais e do funcionalismo público.
Com extinção dos partidos políticos pelo Ato Institucional n° 2 de 27 de outubro de 1965 e a posterior instauração do bipartidarismo, filiou-se ao MDB, partido de oposição ao regime militar instalado no Brasil em 1964.
Nas eleições de 1966, Aloysio Nonô foi eleito pela terceira vez pelo MDB deputado federal com 6.327 votos, ficando em 9° lugar dentre as nove vagas em disputa. Aloysio teve seu mandato de deputado federal cassado pelo Ato Institucional n° 5 e seus direitos políticos suspensos por dez anos. Beneficiado pela anistia em agosto de 1979, manteve-se afastado da carreira política, não voltando a disputar nenhum cargo eletivo.
José Thomaz Nonô, com seis mandatos consecutivos de deputado federal e sempre um dos mais votados, além de filho de Aloysio, foi seu herdeiro político.
Aloísyo Nonô faleceu no dia 7 de julho de 2003.

SOBRE O AUTOR

Marcelo Bastos é professor, escritor e um grande especialista em eleições no Estado de Alagoas. Em 2017 o analista político Marcelo Bastos publicou seu primeiro livro sobre eleições em Alagoas com o título “Eleições em Alagoas 1978 a 2016”. Nas eleições para Vereador de 2012, no município de Maceió, acertou 100% das suas previsões. Nas eleições de 2014, Marcelo Bastos, para deputado Estadual e Federal, acertou os 9 deputados federais eleitos e das 27 vagas para Assembleia Legislativa, acertou 25 dos Deputados Estaduais eleitos. Nas eleições para Vereador de 2016, em Maceió, das 21 vagas existentes para a Câmara Municipal, acertou 19 dos vereadores eleitos. Nas eleições de 2018, Marcelo Bastos, para deputado Estadual e Federal, acertou 7 dos deputados federais eleitos das 9 vagas existentes e das 27 vagas para Assembleia Legislativa, acertou 25 dos Deputados Estaduais eleitos. Todas essas previsões foram publicadas em alguns portais e jornais da nossa capital.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Todos os direitos reservados