Quando uma deputada do MDB cobra por diálogo com um governo do MDB e aponta para Ayres...

11/03/2021 12:58 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

O discuso recente da deputada estadual Jó Pereira (MDB) na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas traz um ponto que merece destaque: ela, que é emedebista, reclama da ausência de diálogo com setores do governo de Renan Filho, que é do mesmo partido.

Ora, se Jó Pereira estiver correta, o que se pode indagar é o seguinte: se setores do Executivo não conseguem dialogar com correligionários para ouvir as críticas e alertas de quem, em tese, integra a própria bancada no Legislativo, vai dar ouvidos a quem?

No caso em tela, Pereira falou da situação das infecções de bebês (abordadas pelo Portal CadaMinuto) na maternidade Santa Mônica. Afirma a parlamentar que já havia alertado o atual secretário de Saúde, Alexandre Ayres, sobre o problema, mas… não obteve resposta.

Eis a fala de Pereira: “Eu dizia ao secretário da necessidade de retirar da Santa Mônica as gestantes contaminadas com Covid-19 e abrir espaço para as grávidas dentro do Hospital da Mulher. Sabemos das dificuldades estruturais daquele hospital. Quem conhece, sabe disso. Desde o ano passado venho alertando para a necessidade de utilizar o espaço do Hospital da Mulher”.

Ou seja: o caso dos bebês infectados não pode ser visto como algo inesperado, uma vez que, lá atrás, a deputada estadual já havia feito o alerta e mostrado o risco. Esse problema foi ignorado por qual razão? Afinal, pelo exposto pela emedebista se tratou de uma crônica de uma tragédia anunciada. O que governo, por meio da Secretaria de Saúde, achou que não ocorreria, pelo visto. Com a resposta o secretário Alexandre Ayres.

Lembro ainda ao leitor (a) (por já ter tratado do tema algumas vezes) que não é a primeira vez que Jó Pereira mostra, ainda que com outras palavras e em outras situações, a dificuldade de diálogo com a gestão de Renan Filho. É válido citar, por exemplo, as constantes cobranças que Jó Pereira fez em relação a um planejamento para o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) em Alagoas, que segue direcionando recursos sem um plano aprovado por lei. Isso fez com que – em muitos momentos – houvesse desvios de finalidade.

O assunto já foi pauta, na legislatura passada, do deputado estadual Bruno Toledo (PROS) e também foi abordado por Davi Maia (Democratas). Pereira – querendo ou não – passa a imagem de que o Executivo anda encastelado e com pouco diálogo na busca por resolver os problemas, como se autossuficiente fosse.

O parlamento acaba por virar uma Duma, sendo meramente um carimbador de vontades maiores. Essas palavras são minhas e não de Jó Pereira. Mas, caro leitor (a), é o que acabo por enxergar nas entrelinhas do mais recente discurso da parlamentar. E aqui não me furto à interpretação óbvia das entrelinhas.

O que se faz presente na atual reflexão levantada por Jó Pereira foi o que esteve também na base de sua argumentação em cobranças anteriores, quando, inclusive, o governo estadual respondeu falando da criação de um plano emergencial para os recursos do Fecoep no combate à Covid-19, quando a pandemia já se alastrava.

Agora, mais uma vez, ao que tudo indica, as medidas em relação à maternidade Santa Mônica se dão no sentido de corrigir o problema depois que ele surge, mas não de evitá-lo quando haviam sido alertados da situação.

Portanto, por trás dessa situação grave, algo a mais: a incapacidade de ouvir.

O que, a meu ver, acabou não ficando claro nas matérias jornalísticas que cobriram o caso da maternidade foi a dureza com que Jó Pereira fez críticas firmes ao secretário Alexandre Ayres. Seleciono esse trecho de sua fala: “Até o começo deste ano, eu fazia parte da Comissão de Saúde da Casa. Tivemos várias vezes com o secretário Alexandre Ayres, que assumiu o compromisso de que estaríamos fazendo parte das decisões, e este compromisso nunca foi cumprido. O que tínhamos eram reuniões isoladas com a comissão”, disse

Destaco com mais evidência em um grifo com maiúsculas: “(…) ALEXANDRE AYRES, QUE ASSUMIU O COMPROMISSO DE QUE ESTARÍAMOS FAZENDO PARTE DAS DECISÕES, E ESTE COMPROMISSO NUNCA FOI CUMPRIDO (...)”.

Notem o seguinte: Jó Pereira fala do Conselho. Por discursar em terceira pessoa, é de se compreender que Ayres não ouve apenas a parlamentar. O secretário é apontado como alguém que não ouve o CONSELHO, pois é a isso que leva a entender o uso do “nós”. Sendo assim, mesmo tendo alertado sobre um problema, esse não foi ouvido, consultado ou teve o papel que deveria ter.

Nesse caso, ou Pereira fala a verdade ou se equivoca. Mas, como Alexandre Ayres ficou completamente em silêncio a respeito do pronunciamento da parlamentar, a sensação é de que quem cala consente.

Vale pontuar ainda que a parlamentar emedebista sentencia que “a política pública para a gestante de alto risco é de competência do Estado e não adianta querer passar a responsabilidade para a Universidade Estadual de Ciências da Saúde, pois ela é apenas a prestadora de serviço que, por sinal, vem sendo prejudicada no repasse de recursos. Quero, enfim, deixar claro que a Comissão de Saúde desta Casa tentou alertar sobre a situação da Santa Mônica, mas não foi ouvida”.

Percebam, caros leitores (as), que nesse caso não é um dos oposicionistas da Casa de Tavares Bastos que levanta essa discussão, mas alguém do próprio partido do governador Renan Filho.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..