Novo decreto não altera cronograma de retorno das aulas estaduais em Alagoas

09/03/2021 07:25 - Educação
Por Redação*
Image

Ao apresentar o plano de retomada das aulas para os prefeitos e secretários municipais de educação de Alagoas, o secretário de educação, Fábio Guedes, reforçou que o novo decreto, anunciado pelo governador Renan Filho, não altera o cronograma da volta às aulas em Alagoas.

Com isso, a rede pública deve retornar as aulas nesta quarta-feira (10),  conforme calendário já definido. As escolas da rede privada irão continuar na modalidade híbrida e a rede municipal dependem do posicionamento dos prefeitos para retornarem.

Aspectos pedagógicos

O secretário executivo da Educação, José Márcio de Oliveira, destacou a construção do documento para definição de prioridades na retomada das aulas. O documento, concluído na última sexta-feira (5), já foi disponibilizado para os municípios e serve de base pedagógica para ajudar as secretarias na construção dos planos municipais.

"A primeira etapa é a de revisão do conteúdo de 2020. Paralelamente, as escolas e sistemas precisam produzir seus diagnósticos para compreender pedagogicamente em que nível os alunos estão. A partir daí, pode-se implementar os conteúdos e práticas do ano 2021. É essencial que os gestores conheçam esse documento”, destaca.

Na explanação da gerente de articulação da Seduc, Sueleide Duarte, foram esclarecidos os detalhes da proposta pedagógica para o ano letivo 2021, que observa as aprendizagens não consolidadas no de 2020.

“Nesse modelo, existe uma progressão continuada para os estudantes, mas não uma aprovação automática. Esta é uma oportunidade para a continuidade de estudos, da vida escolar e para que haja uma revisão do conteúdo de 2020. Isso ajuda a reforçar a busca ativa, evitando a desistência dos alunos que achavam que já estavam reprovados. Isso ainda permite a realização de uma avaliação qualitativa, com ações de recuperação. Nós lembramos que 2021 não é um ano comum. Por isso é necessário um investimento minucioso nesse aspecto primordial para reduzirmos qualquer prejuízo de aprendizado”, reforça.

*Com assessoria. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..