De acordo com relatório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgado nesta terça-feira (9), o Hospital Geral do Estado (HGE) encontra-se com 70% dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes com Covid-19 ocupados. Somente ontem (8), 806 cidadãos buscaram atendimento no hospital, sendo 501 deles acolhidos pela Central de Triagem para Covid-19, estruturada no Ginásio do Sesi.
A assistência a pessoas suspeitas ou confirmadas com o novo coronavírus tem crescido no HGE. Prova disso é que 90% dos leitos intermediários e 67% dos leitos clínicos para internados com a doença estão ocupados, de acordo com o relatório da Sesau. Ao mesmo tempo, 206 pessoas precisaram de cuidados médicos, aparentemente sem relação com o novo coronavírus, com complicações de doenças crônicas.
“É preciso que as pessoas se conscientizem sobre o agravamento da pandemia, evitem ambientes com reunião de pessoas, como praias, praças e estabelecimentos comerciais. É importante a higienização das mãos, o uso da máscara e evitar sair de casa sem necessidade. Além disso, convido toda à população a refletir sobre como esse período está sendo triste para tantas famílias. A empatia e a solidariedade devem ser mais praticadas”, afirmou o gerente do HGE, Paulo Teixeira.
Na Central de Triagem para Covid-19, dos 233 pacientes que se submeteram a testagem, dez confirmaram o contágio.
*Estagiário sob supervisão da editoria, com informações da assessoria