Após a determinação de restrições de horários para os setores comerciais da capital, em decorrência do retorno à fase laranja, anunciado pelo governador Renan Filho no último domingo (7), bares estão optando pelo não funcionamento integral por tempo indeterminado.
Nas redes sociais, são muitas as publicações anunciando o fechamento para os próximos dias. Em contato com a reportagem, a assessoria da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/AL) afirmou que a decisão da suspensão do funcionamento partiu individualmente de cada estabelecimento.
“Não foi uma iniciativa da Abrasel. Os que estão fechando as portas pelos próximos, no mínimo, dez dias, estão fazendo isso porque realmente não ficou viável o funcionamento até as 20h. É um prejuízo imensurável”, destacou a assessoria.
Um dos primeiros a anunciar o fechamento foi o bar Lorde Nelson Rest Pub, localizado no bairro histórico Jaraguá. Uma nota divulgada nas redes diz que todos estão “fragilizados emocionalmente e economicamente” e que, por isso, não teriam outra opção.
Outro bar que também suspendeu o atendimento pelos próximos dez dias foi o Maikai, um dos mais requisitados da capital. “A redução do horário de funcionamento de bares e restaurantes está entre as restrições colocadas pela determinação. Com o novo horário proposto, se tornou inviável manter o Maikai aberto nesse período”, diz a nota.
O bar temático The Spoilers, situado no bairro da Jatiúca, e a cervejaria Tanque Cheio, localizada na Via Expressa, parte alta da cidade, também anunciaram pausa nas atividades por tempo indeterminado.
Em vídeo enviado ao CadaMinuto, o presidente da Abrasel, Thiago Falcão, esclareceu que a entidade não pede para os associados gravarem vídeos informando suas ações e nem para que fechem suas portas. Falcão também se posicionou sobre a situação da categoria diante das medidas restritivas de combate à Covid-19 que afetam o setor.
Veja o vídeo:
*Estagiário sob supervisão da editoria