Alagoano morre no interior vítima de uma descarga elétrica enquanto usava aparelho celular

06/03/2021 09:23 - Edmilson Teixeira
Por redação
Image

A quinta-feira que passou deixou cenas marcantes e  um despertar para quem tem o hábito de falar ao telefone com o aparelho ligado na energia, ou deixar carregando o celular ao dormir ao lado da cama. Em Maceió logo pela manhã, um incêndio tomou conta de um apartamento no 3º andar de um prédio no Conjunto Vaticano, Mangabeiras; causando apenas danos materiais. O dono do imóvel que escapou por pouco, disse que deixou o telefone carregando ao seu lado durante sua noite de sono.   Mas, o pior ocorreu na cidade de  Craíbas, Agreste do Estado, quando  José Pedro Mendes Ferreira, 32 anos, perdeu a vida depois de sofrer  uma descarga elétrica, enquanto usava seu telefone com o aparelho ligado na tomada. 

De acordo com o 3° Batalhão de Polícia Militar (BPM), José Pedro estava em uma residência situada Rua Padre Jefferson, no Centro da cidade, com o celular conectado em uma extensão ligada a tomada quando recebeu o choque elétrico por volta das 21 horas. Ainda segundo as informações policiais, o homem ainda foi socorrido e encaminhado à Casa Maternal Frei Damião, mas já chegou no local sem vida. 

Alerta do Corpo de Bombeiros

Tendo em vista a ocorrência de casos recentes envolvendo choques elétricos provocados durante o uso de celulares em processo de carregamento, o Corpo de Bombeiros reforça o alerta para os perigos do uso inadequado desses equipamentos.

De acordo com o órgão, os incidentes costumam ocorrer quando as pessoas utilizam os celulares ao mesmo tempo em que ele está carregando, o que é perigoso. Além disso, carregadores piratas são mais propícios a provocar choques elétricos e até incêndios, pois não seguem as orientações do fabricante.

Durante a carga, também é importante que o celular seja mantido sobre uma superfície rígida, arejada, seca, e que dificulte a propagação de incêndio, pois estando sob materiais combustíveis – como móveis de madeira, colchões, tapetes – qualquer curto circuito pode gerar um incêndio pela propagação das chamas.

Caso presencie uma vítima de choque elétrico, o Corpo de Bombeiros recomenda que seja desligada a fonte de energia do local e que a vítima não seja diretamente tocada. O correto é que ela seja afastada da fonte elétrica com ajuda de objetos não condutores e secos, como o plástico, madeira e borracha – para que não haja risco de a outra pessoa também ser vítima do choque. Após o procedimento, chame uma ambulância através do 193. .

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..