Cabo Bebeto critica “politicagem” no combate à Covid-19 e diz que “é preciso responsabilizar os irresponsáveis”

03/03/2021 12:35 - Política
Por Assessoria
Image

A ameaça de possível lockdown e as medidas mais severas que podem ser implementadas em Alagoas por causa do aumento de casos de Covid-19 foram questionadas pelo deputado estadual Cabo Bebeto, na sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Alagoas, desta quarta-feira, dia 03.

O parlamentar comentou que o número de pessoas infectadas está aumentando e ainda não há explicações sobre o que está provocando o crescimento dos casos. “A contaminação se dá por conta de aglomeração, acontece no transporte público, é por causa do carnaval?”, indagou.

Cabo Bebeto acrescentou que a nova cepa identificada em pacientes alagoanos é a mesma que circula em Manaus, no entanto, não foi esclarecido como ela veio até Alagoas. “Precisamos rastrear a origem da contaminação para poder tratar. Medidas radicais não passam segurança se nem sequer se sabe onde essas pessoas estiveram e possivelmente se infectaram”.

Por outro lado, o deputado defendeu que a população precisa fazer sua parte. Circulam pelas redes sociais vídeos de bares superlotados e pessoas dançando. É preciso responsabilizar os irresponsáveis, pois muitos estabelecimentos estão seguindo todas as regras e, se houver uma medida drástica por conta das atitudes dos insensatos, vão punir também quem respeita os decretos e recomendações sanitárias, alertou.

Porém, “as medidas estão chegando de forma politiqueira”, disse Cabo Bebeto e questionou por que o estado não utiliza os ônibus escolares que estão sem rodar, parados no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa) e os coloca para rodar junto com a frota que já circula, auxiliando no transporte coletivo. “Este aumento certamente iria diminuir a aglomeração dentro dos veículos e promoveria o distanciamento recomendado”, detalhou.

Menos politicagem

O problema da saúde no Brasil é reflexo de gestões desastrosas e corruptas, analisou Cabo Bebeto, apontando que querem jogar a culpa de tudo para o governo federal, eleito há apenas dois anos. “Estamos reformando o Brasil e consertando problemas que não foram provocados por esta gestão”.

A respeito da publicação feita pelo presidente, mostrando quanto cada estado recebeu em 2020, e à carta assinada pelos governadores, Cabo Bebeto comentou que “não se vê ninguém contestar o valor recebido”. Alagoas, por exemplo, recebeu R$18,5 bilhões para o enfrentamento à Covid-19.

A carta enviada pelos chefes dos executivos estaduais ao Governo Federal é uma cortina de fumaça, mencionou Cabo Bebeto, lembrando que o governador Renan Filho, quando esteve na ALE, disse que no ano passado as contas melhoraram. “Como isso é possível em plena pandemia? As contas de quem melhoraram?”, perguntou Cabo Bebeto, sugerindo que os recursos enviados pelo governo federal podem ter sido usados para maquiar a realidade e complementou que “precisamos de menos politicagem”.

Cabo Bebeto encerrou seu pronunciamento pedindo para que a população tenha consciência e tome os cuidados necessários para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. “Os pequenos comerciantes não vão aguentar outro fechamento”, concluiu.

Em aparte, a deputada Flávia Cavalcante (PTB) comentou que essa nova variante do coronavírus já infectou muitas pessoas em Alagoas e o secretário de Saúde precisa informar claramente sobre a situação que o estado está passando. “A única coisa que sabemos é que os hospitais estão lotados e não há vagas nas UTI´s, sejam elas para ricos ou para pobres”.

Dudu Ronalsa (PSDB) também fez uso da palavra e defendeu que “não é justo fechar o comércio agora”.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..