Surge a "Máfia da Metralha" em Maceió?

02/03/2021 18:30 - Filipe Valões
Por redação
Image

Fábio Costa, vereador mais votado em Maceió na eleição de 2020, chegou ao cargo com a expectativa de repetir na Câmara Municipal sua atuação como delegado da polícia civil, com a qual conquistou mais de 12 mil votos. E seu primeiro discurso no plenário parece não decepcionar o eleitorado que o elegeu.

Em cerca de 10 minutos, o parlamentar trouxe uma denúncia da maior gravidade, apontando um esquema milionário e fraudulento que estaria em funcionamento há cerca de 7 anos na capital alagoana. Fábio Costa descreveu, com riqueza de detalhes, a existência de uma estrutura para desviar verbas públicas, usando a coleta de lixo da construção civil e de outras áreas, a popular “metralha”, além de uma usina de reciclagem situada na área de proteção ambiental do Catolé, nas proximidades do bairro Clima Bom.

O vereador, inclusive, chegou a chamar o esquema de “Máfia da Metralha”, pelas quantias gigantescas movimentadas e roubadas dos cofres públicos. Uma sucessão de irregularidades, onde diferentes empresas com os mesmos sócios ou parentes desses assinavam documentações e burlavam procedimentos, foram apontadas por Fábio.

Também foi denunciado o dano ambiental, na área usada pelas empresas supostamente responsáveis pela coleta e reaproveitamento dos resíduos.

Quanto à capacidade e seriedade do delegado-vereador, os maceioenses não possuem dúvidas. É impensável que Fábio Costa trouxesse ao público e ao plenário da Câmara uma acusação tão grave, se não tivesse absoluta certeza disso.

Resta agora questionar quem estava à frente dos órgãos públicos responsáveis por autorizar, fiscalizar e manter o contrato com as empresas citadas. Há 7 anos e no decorrer dos anos seguintes, quem estava no comando das pastas responsáveis, a quais grupos políticos estavam à serviço?  

Se a quem acusa cabe o ônus da prova, isso já temos. Com a palavra os empresários apontados e os gestores que autorizaram e mantiveram sob contrato por anos.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..