A partir desta terça-feira (2), o Hospital Geral do Estado (HGE), que já conta com 28 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), entre adultos e pediátricos, contará com mais dez. A iniciativa do governo estadual visa reforçar o internamento de pacientes infectados com a Covid-19.
“Devido ao momento crescente de internamento de pacientes com a Covid-19, precisaremos desse reforço no enfrentamento da pandemia. Prevemos que os próximos dias sejam muito duros para os alagoanos. Sei que todos estão cansados, já é mais de um ano enfrentando essa pandemia, mas, não podemos desistir. Precisamos seguir avançando e salvando vidas”, declarou o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.
Além dos novos leitos, o HGE também foi contemplado com um novo teto, novo revestimento na rampa de circulação interna e treinamentos voltados às equipes que assistirão os pacientes que já começam a ser internados nesta terça-feira (2).
Para os novos leitos, a Sesau adquiriu dez ventiladores mecânicos, dez monitores multiparâmetros, dez camas e mobiliários. Também planejou o acréscimo no consumo de insumos, medicamentos e outros materiais necessários para o desenvolvimento dos cuidados; além da destinação de 32 técnicos de enfermagem, sete enfermeiros, seis médicos, seis fisioterapeutas e um agente administrativo.
A supervisora médica, Rosana Veras, acrescentou que, com o fim da pandemia, os novos leitos permanecerão em atividade, podendo ser destinados a pacientes com outras enfermidades ou que se recuperam de procedimentos cirúrgicos. Desse modo, um legado está sendo construído e passa a ser disponibilizado de forma permanente a todos os usuários do SUS.
*Com Agência Alagoas