A vereadora Teca Nelma esteve, na manhã desta quarta-feira (24), em reunião com lideranças do movimento negro para discutir a mudança do nome da praça Dandara. A praça, localizada no bairro da Jatiúca, foi pauta de um Projeto de Lei que pretendia alterar seu nome de Dandara para Rosa Mística. O PL, porém, foi vetado pela Prefeitura de Maceió.  

Diante do retorno da discussão na Câmara sobre a mudança no nome da praça, a vereadora convocou diversos movimentos negros de Maceió para ouvir o posicionamento das lideranças e definir ações em conjunto. Mais de dez grupos que defendem a igualdade racial participaram da reunião.  

Durante o encontro, foi discutido também a necessidade da implementação de políticas públicas para as áreas da educação, saúde, moradia e turismo com viés antirracista. As lideranças enfatizaram a importância de, não só manter o nome da praça Dandara, mas como também investir na revitalização das demais praças da cidade que homenageiam a luta negra alagoana.

Entre os grupos e movimentos que participaram da reunião estavam: Afro Zumbi, Associação de Negras e Negros da Ufal, Bancada Negra, Cenafro, Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Fórum Afro de Cultura, Grupo União Espírita Santa Bárbara – Terreiro de Umbanda Nagô, Instituto do Negro de Alagoas, Alagoas Preta, Movimenta Palmares, Movimento Cultural Negro e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Alagoas.